Campo Grande, MS
quinta-feira, 27 de janeiro, 2022

Educação

Mídia CG > Educação > 2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO PARA ESTUDANTES DE ARQUITETURA E URBANISMO BUSCA PROJETOS INOVADORES NA ÁREA DE INTERESSE SOCIAL

2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO PARA ESTUDANTES DE ARQUITETURA E URBANISMO BUSCA PROJETOS INOVADORES NA ÁREA DE INTERESSE SOCIAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Com inscrições abertas até o dia 19 de junho, o 2º Prêmio Para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – Campo Grande Bem Melhor – busca projetos inovadores para o melhor aproveitamento dos espaços urbanos, além de proporcionar o estímulo ao senso crítico e à reflexão para a criação de projetos de interesse social já no âmbito acadêmico, no sentido de que possam ser perfeitamente aplicados na realidade.

Iniciativa da Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Habitação (EMHA), em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/MS), o prêmio é resultado do NEX_HAB, projeto da Agência Municipal de Habitação que visa estimular o desenvolvimento técnico e cultural dos estudantes de arquitetura e urbanismo de Campo Grande, com produção de artigos científicos, levantamento de dados referentes a áreas passíveis de construção de novas moradias sociais e o desenvolvimento de novos profissionais que compreendam o cenário da habitação de interesse social.

Conforme explica o diretor de Habitação e Programas Urbanos da EMHA, Gabriel Gonçalves, essas novas habitações voltadas a cidadãos em situação de vulnerabilidade social e econômica também precisam sofrer as mudanças e transformações naturais e necessárias pelas quais a sociedade passa.

“É preciso ressaltar que o modelo configurado tradicionalmente, o conceito do que vem a ser uma família, mudou. Os espaços urbanos também devem se adequar a essa nova configuração social. Dessa maneira, a criatividade, a inovação e o olhar crítico dos estudantes sobre quem habitará essas novas unidades habitacionais devem, sobremaneira, ser levados em consideração já no momento de pensar no projeto arquitetônico dessas moradias”, analisa Gabriel.

O conceito é o tema

Com o tema “Estudo Conceitual de Unidade Habitacional de Interesse Social” provoca a reflexão dos estudantes exatamente sobre o lado humanizado dessas moradias, o que amplia um leque de oportunidades para que os participantes do concurso se sintam motivados e desafiados a ir além dos projetos pré-formatados de habitações de interesse social.

Conforme orienta o diretor-presidente da EMHA, Enéas Netto, os estudantes devem ir além do óbvio para que mudanças significativas possam ocorrer de fato na sociedade. “Estamos desenvolvendo um olhar diferente para a habitação de interesse social. E esses acadêmicos serão os profissionais que ocuparão os postos de desenvolvimentos de novos projetos, logo em breve. Portanto, temos esse cuidado e essa visão hoje, para que os estudantes possam ter, além da formação técnica adequada, um olhar humanizado sobre quem habitará essas moradias sociais quando estiverem no mercado de trabalho”.

Inscrições

As inscrições para o prêmio podem ser feitas pelo link www.campogrande.ms.gov.br/emha. No rodapé da página, estão as informações primordiais, o acesso ao edital do evento, ficha de inscrição do acadêmico e declaração do professor orientador.

A entrega do trabalho deve ser feita do dia 29 de julho a 5 de agosto e o resultado do concurso será entre os dias 9 a 11 de agosto, durante o segundo Feirão Habita Campo Grande, maior evento de habitação de interesse social de Mato Grosso do Sul.

As comissões julgadoras irão avaliar e selecionar os trabalhos, concedendo prêmio ao vencedor no valor total de R$ 1.500. Cabe destacar que serão levados em consideração os posicionamentos mais contundentes referentes às necessidades da parcela da sociedade atendida por habitações de interesse social, seguindo os critérios de valorização da acessibilidade e dos espaços públicos, soluções de conforto térmico e eficiência energética, viabilidade técnico-construtiva e eficiência na manutenção.