Campo Grande, MS
quinta-feira, 23 de janeiro, 2025

O curso de formação técnico-profissional do Concurso Público do Quadro Permanente da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande/MS – Guarda/2020, iniciado há um mês, entra no 2º módulo das disciplinas. Para as aulas, a Prefeitura conta com servidores municipais voluntários no quadro de professores, que estão ministrando conhecimentos técnicos aos 388 candidatos, classificados para esta fase, que é eliminatória.

No total serão 760 horas-aula distribuídas em 4 meses da formação técnico-profissional, que capacitará os concursados a ingressarem na carreira da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande.

Entre as servidoras que integram o quadro de professores voluntários está a Anelise Esteves, professora da educação básica no município. Junto com a servidora da Agetran Ivanise Rotta, ela compartilha a disciplina “Atividade sócio-pedagógica e a comunidade escolar”. “Nossa proposta é discutir as possibilidades de parcerias da Guarda com a comunidade escolar, para além de cuidar do patrimônio, mas também estabelecer relação junto com as crianças, com os professores, e com toda a comunidade”, explica a servidora, que tem 12 anos de prefeitura e 20 de profissão.

Joel Genáro Martinez também é servidor e atua na área de tecnologia. Hoje ele faz parte do grupo de instrução com apoio da Agetec, e até antes de entrar na Prefeitura já lecionava. “Neste período eu aprendi a trabalhar com inclusão digital ensinando a parte básica e desenvolvi técnicas que os alunos conseguem visualizar na teoria e aplicar na prática. Então, nosso trabalho é dar este apoio nas escolas e incubadoras. E hoje, ensino a tecnologia da informação e compartilho além da experiência, o conteúdo que é solicitado no curso de formação da Guarda, ministrando desde a identificação de defeitos e configurações até a manutenção, operação e instalação dos equipamentos”, comenta Joel, que integra o quadro de servidores da Prefeitura há 11 anos.

O curso é realizado nas instalações da Uniderp e conta com a participação de mais de 15 ministrantes para cada módulo. Entre os professores, além de servidores estão profissionais de diversas áreas como administradores, advogados, pedagogas, psicólogos e especialistas em segurança pública.

Ao destacar o corpo técnico de instrutores que acompanha os candidatos, o secretário municipal de Gestão Agenor Matiello elogia a iniciativa da prefeitura e dos servidores. “Reunimos aqui o melhor quadro de instrutores para este, que é o maior concurso público já realizado em Campo Grande. A administração da Capital tem buscado cada vez mais a excelência na formação do seu efetivo e integrar os próprios servidores demonstra o nível de preparo e de comprometimento que temos hoje no quadro funcional do Município. Aqui estão somadas força e competência técnica para cumprir a meta com a população e honrar o compromisso que fizemos com os selecionados, para oferecer uma formação de grande nível”, explicou.

Disciplinas e Candidatos

Nesta semana seguem as aulas sobre atendimento às situações de violência contra a mulher, Segurança Pública, Conhecimento dos Movimentos Sociais dos Municípios, Atividades Sócio pedagógicas na Comunidade Escolar, Relações Interpessoais, Guarda Comunitária e Apropriação de Espaço Público.

Um dos participantes do curso, Edgar Viegas de Menezes, 33 anos, acredita que o conteúdo fará a diferença no dia a dia quando estiver atuando nas ruas. “Fiz o concurso porque quero colaborar com a segurança dos cidadãos e isso me motivou. E agora aprendendo novos conteúdos, legislação, segurança pública, temas da sociedade percebo que estou no caminho certo”.

Rodrigo Santana Rodrigues, 31 anos, que antes era vigilante e motorista, busca no concurso estabilidade e apostou na Guarda por ser uma instituição exemplo para a sociedade. “A Guarda é fundamental para a segurança da nossa sociedade e também quero somar nesta atuação”. Ele tem o ensino médio completo e elogiou a grade curricular. “As disciplinas foram bem selecionadas e veio para agregar mais conhecimento para nós, além dos professores que sabem ensinar, com boa didática e muita bagagem técnica”.

Para Viviane de Fátima Queiroz, 39 anos, que também participa do curso de formação, todas as disciplinas da grade são fundamentais para o preparo do novo efetivo. “Cada professor apresenta a sua contribuição. Aqui contamos com docentes que são mestres, doutores e até os servidores de carreira não apenas da segurança pública, mas de diversas áreas do Executivo estão contribuindo com o nosso aprendizado”, comenta ela, que é formada em Publicidade e Propaganda.

Ao final do curso, 273 Guardas Civis devem ser formados, nomeados e empossados para reforçar a segurança pública de Campo Grande.

Parceria

Para o curso de formação, a Prefeitura conta com a cooperação do Comando Militar do Oeste, que dará apoio logístico na disciplina de Armamento e Tiro, prevista para começar no dia 15 de setembro no estande do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

O apoio foi confirmado nesta semana, em reunião com a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes e o comandante do CMO, General Jayro Rocha Junior.