Campo Grande, MS
quarta-feira, 2 de dezembro, 2020

Notícias

Mídia CG > Notícias > AGETRAN PROMOVE AÇÃO EDUCATIVA NO DIA INTERNACIONAL DO PEDESTRE

AGETRAN PROMOVE AÇÃO EDUCATIVA NO DIA INTERNACIONAL DO PEDESTRE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
400A6440 (Copy)Pela paz no trânsito, no dia internacional do pedestre, a Prefeitura de Campo Grande por meio da equipe de educação para o trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito) promoveu nesta quarta-feira (8), a ação educativa, na Avenida Afonso Pena em frente ao Camelódromo, e na Rua 15 de Novembro ao lado do Mercado Antônio Valente (Mercado Municipal).

400A6486 (Copy)O educador para o trânsito da Agetran, Cláudio Ferreira enfatiza que os pedestres devem obedecer às leis do trânsito e ficar atentos ao atravessar a faixa. “Nestas ações de hoje são especificas para os pedestres. A vida deve ser cuidada enquanto os pedestres estão circulando nas vias”.

Muito animado, o grupo teatral Chico Maria Produções acompanhou a ação cantando e encenando situações do dia a dia do pedestre, alertando para a condição de sermos todos pedestres.

“O Camelódromo e no Mercadão são pontos turístico de Campo Grande. Existe uma concentração de pessoas, e nada melhor para desenvolver esta ação com música e teatro. A arte de ensinar com calma é a maneira mais correta de fixar as músicas paras as pessoas”, comenta Rane Abreu.

O gerente da Fiscalização do Trânsito da GCM (Guarda Civil Municipal), Ideu Vilela faz a observação que os motoristas devem obedecer a velocidade da vias. “Com o motorista mantendo a velocidade permitida na via fica mais fácil de visualizar o pedestre e evitar acidentes ou qualquer outro imprevisto”, frisa Vilela.

De acordo com a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Agetran, Ivanise Rotta o trabalho de prevenção no trânsito está focado nas crianças e idosos que são o grupo que corre mais risco.

“São os mais vulneráveis no trânsito a criança pela sua baixa estatura e de não ter desenvolvido a questão da distância entre elas e os veículos. Já os idosos é a questão de locomoção. O cérebro tem agilidade, mas o corpo não corresponde e por isso que nosso trabalho está focado com as crianças e os idosos. Os motoristas sabendo dessas deficiências devem ficar atentos a este grupo de pessoas dando a preferência e ter um pouco mais de paciência”, frisa Ivanise.400A6491 (Copy)

O comerciante Márcio Rena, do Mercadão considera a ação educativa para pedestres positiva. “Trabalho há cinco anos neste local e esta ação complementa os trabalhos que foram feitos aqui. Tivemos o local cercado, o que dá mais segurança e esta ação de alerta aos pedestres sobre os cuidados ao atravessar as vias torna o trânsito mais seguro.

A Agetran em parceria com a BMPTRAN e a Guarda Civil Municipal fez as abordagens educativas junto aos pedestres chamando a atenção pela data e entregando um livreto com dicas de como ser um bom pedestre e uma Squeeze da Vida no Trânsito para que se lembrem sempre de circular com segurança.

O dia 8 de agosto, quando se comemora o Dia Mundial do Pedestre, é marcado porque foi nessa mesma data, no ano de 1969, que a eterna imagem dos Beatles atravessando a faixa de pedestres em Abbey Road, em Londres, foi clicada pelo fotógrafo Lain McMillian.