Campo Grande, MS
quinta-feira, 27 de janeiro, 2022

Educação

Mídia CG > Educação > ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL CARLOS VILHALVA CRISTALDO GANHAM PARQUE DO PROJETO ARTE COM PNEUS

ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL CARLOS VILHALVA CRISTALDO GANHAM PARQUE DO PROJETO ARTE COM PNEUS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Com o projeto “Arte com Pneus”, que iniciou em 2017, por meio de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Agência do Sistema Penitenciário (Agepen) a escola municipal Carlos Vilhalva  passou a contar com o parque de pneus reutilizados que foi entregue nesta sexta-feira (30). Esse já é o 15º parque implantado na Rede Municipal de Ensino (Reme) com o projeto.

O Arte com Pneus tem como objetivo oferecer mais opções de recreação e aprendizado aos alunos. As peças são utilizadas para incrementar o conteúdo pedagógico das unidades, além de minimizar o impacto ambiental.

Ao todo, 35 internos participaram da produção de montagem das peças.

A escola fica localizada no bairro Jardim Aeroporto, região do Imbirussu e possui 1.300 alunos.

parquinho_1

Parque

O parque tem dois triciclos, três quadriciclos, quatro balanços de árvore, um escalador, uma centopéia e um labirinto e será utilizado pelas crianças dos anos iniciais do ensino fundamental.

A intenção do projeto é servir a sociedade e minimizar o impacto ambiental e dialogar com os profissionais envolvidos no pedagógico, mostrando como se trabalhar com pneus, obtendo um espaço de lazer para as crianças, cultivando hortaliças, de flores e de diversos brinquedos da educação infantil através da reciclagem consciente.

Em suas ações o projeto visa envolver as crianças, professores, funcionários, pais e comunidade presidiária nas questões ambientais, trabalhando a interdisciplinaridade, valorizando a criatividade das crianças, desenvolvendo atitudes ecológicas.

parquinho_4

Outras ações do projeto oferecem ainda o trabalho coletivo com os alunos, incentivando a participação cidadã na defesa do meio ambiente local, por toda a comunidade das unidades escolares municipais de ensino, com enfoque na melhoria da qualidade de vida, recreação e embelezamento do ambiente infantil.

Ferramenta de recreação e educação

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, destacou a importância da parceria com a Agepen e a relevância pedagógica que os brinquedos proporcionam. “Existe todo um trabalho paralelo a esse projeto. Ano passado estivemos na penitenciária para mostrar aos detentos o resultado final de cada parquinho e foi muito gratificante ver a satisfação deles em colaborar. Estamos proporcionando mais uma ferramenta de recreação, mas que também vai dar um importante suporte ao pedagógico”, afirmou.

Representando o prefeito Marquinhos Trad, o chefe de gabinete Alex Gonçalves, lembrou que a parceria está levando para a comunidade vários parquinhos permitindo a união do lazer e do aprendizado.

parquinho_3

O chefe da divisão de Esporte, Arte e Cultura (Deac), Marcos Lopes, comentou a alegria das crianças de ver um sonho realizado. “Para a implantação dos parquinhos houve a colaboração de muitas pessoas  e do trabalho feito pelos detentos”,  pontuou. Da mesma opinião, a diretora da escola,  Rosa Maria Rodrigues, destacou o esforço de todos os envolvidos. “Fomos atendidos com o parquinho e isso nos deixou muito felizes”, ressaltou.

O presidente da Associação de Moradores do bairro, Isaque Sebastião comentou que a comunidade aprova muito o trabalho já desenvolvido na escola e o parquinho vem para acrescentar na qualidade do ensino.

O diretor da Agepen, Audi de Oliveira Chaves, destacou que cada entrega é uma emoção diferente ao ver o quanto podemos fazer pela sociedade, pelas crianças e também pelos detentos que podem ver o quanto estão contribuindo com a sociedade”.

parquinho_5

Para o aluno  do 4º ano, Vinicius da Silva Alves, 9 anos, o parquinho vai trazer muitos momentos de lazer. “Gostei dos brinquedos, ainda mais da centopeia e do balanço. Todos nós estávamos esperando há muito tempo esse parquinho”, comemorou.