Campo Grande, MS
quinta-feira, 26 de novembro, 2020

Educação

Mídia CG > Educação > ALUNOS DA REME CONQUISTAM PRÊMIO DE CONCURSO DE REDAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA

ALUNOS DA REME CONQUISTAM PRÊMIO DE CONCURSO DE REDAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Duas alunas da Rede Municipal de Ensino conquistaram o 1° e o 2º lugares no Concurso de Redação da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, que tinha como assunto principal “Direito das Mulheres”. Letícia Ramos Silva, da escola Adair de Oliveira e Erika Rodrigues dos Santos, da escola Oliva Enciso, representaram bem o município.

IMG-20180910-WA0078Participaram do Concurso alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas da Rede Municipal, incluindo alunos que cursam o Ensino de Jovens e Adultos – EJA e do 3º ano das escolas municipais e estaduais. Foram 1.584 alunos inscritos de 143 escolas de todo o Estado. As redações classificadas em 1º e 2º lugar receberam um certificado de participação e reconhecimento e um smartphone.

Promovido pela Defensoria Pública, por meio do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher – NUDEM, o concurso teve como intuito escolher a melhor redação com a temática da violência por razão de gênero. A temática escolhida foi “Os direitos das mulheres: com igualdade e sem violência”

A aluna Letícia Ramos Lima, da Escola Adair de Oliveira, classificada em primeiro lugar falou sobre a emoção de ganhar o concurso. “Acho que esse prêmio mostra que eu tenho competência e me esforço. Minha família ficou muito orgulhosa e surpresa. Meus amigos da escola me elogiaram bastante”.

O pai da aluna Letícia Ramos de Lima, Wescley Lorenço Lima, comentou sobre a emoção de ver sua filha se destacando. “Foi muito bom, uma criança de 14 anos sobressaindo entre vários candidatos é bem legal. Fiquei muito feliz com o resultado”.

Além do concurso da Defensoria, a aluna Letícia também se destacou em outro concurso e, ficou em primeiro lugar na disputa para o concurso de redação do “Delegado Teen”, do Programa Escola Segura, Família Forte.

IMG-20180910-WA0073A aluna Erika Santos, de 14 anos, da Escola Oliva Enciso que ficou classificada em segundo lugar comentou a sua emoção de ganhar o prêmio e o que sua família achou sobre a temática do concurso. “Fiquei muito feliz de participar e classificar. Foram muitas redações e eu achei que não tinha muito potencial pra ganhar, mas me esforcei. Meu pai ficou muito feliz e me disse que este tema tem que ser abordado”.

As redações podem ser acessadas pelo endereço eletrônico: http://www.defensoria.ms.gov.br/imprensa/noticias/939-alunas-de-campo-grande-dourados-e-nova-andradina-sao-premiadas-no-concurso-de-redacao-da-defensoria-publica.

Confira a classificação das escolas participantes:

  • Categoria Escola Municipal

1º Lugar – Letícia Ramos de Lima

Escola Municipal Professora Adair de Oliveira

Tema: Todos têm o direito de viver livremente

2º Lugar – Érika Rodrigues dos Santos

Escola Municipal Professora Oliva Enciso (Campo Grande)

Tema da redação: Os direitos das mulheres

  • Categoria Escola Estadual

1º Lugar – Eloah Caroline Soares da Silva

Escola Estadual Presidente Vargas (Dourados)

Acesse a redação:  A realidade das mulheres: uma desigualdade sem fim

2º Lugar – Vitória Passos de Menezes (representada por Maurício Barbosa – defensor público)

Escola Estadual Luiz Soares Andrade (Nova Andradina)

Acesse a redação: Violência gratuita ao amor