Campo Grande, MS
quarta-feira, 12 de maio, 2021

Saúde

Mídia CG > Saúde > APÓS 5 ANOS, AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE COMEÇAM A RECEBER UNIFORMES NOVOS

APÓS 5 ANOS, AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE COMEÇAM A RECEBER UNIFORMES NOVOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) de Campo Grande começaram a receber os “kits”, com camisetas, calças e sapatos novos, que não eram fornecidos pela prefeitura há mais de cinco anos. Nesta quarta-feira (21) aconteceu a entrega simbólica dos uniformes feita pelo prefeito Marquinhos Trad aos servidores que ainda não foram contemplados. O investimento  para aquisição dos quase 9 mil itens de vestuário e 21 mil frascos de protetor solar  para uso individual foi de aproximadamente R$397 mil

Durante o ato, o prefeito Marquinhos Trad destacou a importância do ACS como uma peça importante na promoção e prevenção da saúde e que, por sua vez, necessidade de um maior reconhecimento.

7Z2A7313 (Copy)

“O agente de saúde cumpre um papel fundamental em todo o processo. É ele que está no dia a dia, nas casas das pessoas falando sobre saúde e orientando a população. Certamente, por isso, reconhecidamente é necessário que esse servidor tenha o seu trabalho valorizado”, comentou.

O secretário municipal de Sáude, José Mauro Filho, reitera o compromisso de valorização do profissional, considerando a necessidade de dar maior notoriedade na composição da equipe multi-profissional que existe na Atenção Primária.

“Estive recentemente em outros grande centros do País, como a cidade do Rio de Janeiro, e pude verificar que lá o agente tem um papel fundamental e aqui não pode ser diferente. Entendo que o agente é o cartão de visita do SUS. Vamos lutar para implementar esse modelo aqui em Campo Grande. Além disso, temos trabalhando também para dar melhores condições aos agentes. Estamos imbuídos em melhorar as instalações, disponibilizar locais para digitação, entre outras ações que certamente irão impactar positivamente na vida destes trabalhadores”, disse.

Os uniformes já foram entregues aos servidores das unidades de saúde das regiões urbanas do Centro, Bandeira e Prosa. A partir desta semana será estabelecido um cronograma de entrega para  os distritos do Anhanduizinho, Segredo, Imbirussu e Lagoa.  Em breve os servidores também devem ser contemplados com outros materiais de uso pessoal, como bolsa de lona, chápeu e material de consumo (prancheta, lápis, caneta e etc) que está em processo de aquisição.

Atualmente o município conta com 1.687 agentes comunitários de saúde que atuam nas 68 unidades básicas de saúde do município nas práticas diárias de promoção e prevenção da saúde.

O profissional Agente Comunitário de Saúde realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde realizada em domicílios ou junto às coletividades, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS; estende, também, o acesso da população às ações e serviços de informação, de saúde, promoção social e de proteção da cidadania.