Campo Grande, MS
quinta-feira, 6 de maio, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > ARCA PARTICIPA DA 3ª EDIÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE ARQUIVO

ARCA PARTICIPA DA 3ª EDIÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE ARQUIVO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Com o tema “desenhando os arquivos”, começa no dia 3 de junho a 3ª edição da Semana Nacional de Arquivo, realizada na capital pelo Arquivo Histórico de Campo Grande – ARCA. A temática está alinhada à proposta do ICA – Conselho Internacional de Arquivos, para o evento Internacional de 2019 e representa uma perspectiva que ultrapassa aspectos relacionados ao design dos materiais e de seus espaços. O ARCA conta com o incentivo do Arquivo Nacional para realização do evento.

“Campo Grande tem uma preciosidade que pouca gente ainda conhece: o arquivo histórico da cidade. As pessoas precisam conhecer para saber da sua importância, porque ali está contada, de 1910 para cá, a história de Campo Grande, por meio de textos, revistas e principalmente fotografias. A população em geral pode se aproximar do arquivo, porque é uma forma de conhecer melhor a própria história, os primórdios da cidade”, destaca a Gerente de Patrimônio Cultural da Sectur, Lenilde Ramos.

No geral, os materiais mais procurados pelos visitantes são jornais e fotografias, que possibilitam voltar no tempo e revisitar a história de Campo Grande. No ARCA, é possível encontrar jornais datados de 1944 a 2006. Entre os mais antigos estão o Jornal do Comércio, o O Matogrossense, o Diário da Serra e o Jornal da Manhã. Segundo a gestora do ARCA, Rosilene de Melo Oliveira, a população não tem muito conhecimento sobre o acervo, requisitado normalmente por professores e pesquisadores.

WhatsApp Image 2019-05-28 at 15.22.01

Diante deste cenário, a intenção é colocar as pessoas no centro do fazer arquivístico, integrando a sociedade e promovendo um sentido de pertencimento. “Nosso objetivo é fazer um papel de difusor de conhecimento, de formação histórica e documental para a cidade. Essa semana de exposições acontece justamente para mostrar à sociedade que o arquivo é de todos, é da cidade e é um bem valioso, onde as pessoas vão encontrar a nossa história, e a da nossa capital”.

Programação completa na Capital

A abertura do evento acontece no dia 3 de junho, na sede do ARCA, e vai contar com palestra e roda de conversa com profissionais ligados à área de comunicação e cultura. “Eles vão falar sobre a importância do ARCA, de que maneira ele contribuiu academicamente e profissionalmente na vida deles”, comenta Rosilene.

Nos dias 3 e 4 de junho, será realizada capacitação dos servidores do ARCA e exposição de banners com a temática “Campo Grande e sua História” na UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Do dia 5 ao dia 15 de junho, as exposições acontecem nos shoppings Pátio Central e Bosque dos Ipês, que receberão materiais fotográficos do arquivo histórico.

Os visitantes que prestigiarem as exposições do ARCA terão a oportunidade de conhecer e interagir com o acervo exposto por meio do aplicativo “HP Reveal – Aurasma”. Na imagem sinalizada, a pessoa poderá visualizar através do programa de celular como está o local na atualidade.

O Arquivo Histórico de Campo Grande tem sido fiel depositário da memoria coletiva há 28 anos. Su=aem muita coisa interessante ivo nacional…nira ele cntribuiu anos. a missão é guardar, preservar, conservar, catalogar, divulgar e organizar documentos e registros históricos de Campo Grande. O ARCA é uma unidade cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Sectur, criado pelo decreto no 6350 de 19 de agosto de 1991.

Serviço – O ARCA está localizado na Rua Pedro Celestino, 1378 – Centro.