Campo Grande, MS
domingo, 26 de setembro, 2021

Educação

Mídia CG > Educação > ASSISTENTES EDUCACIONAIS INCLUSIVOS DA SEMED PASSAM POR FORMAÇÃO CONTINUADA

ASSISTENTES EDUCACIONAIS INCLUSIVOS DA SEMED PASSAM POR FORMAÇÃO CONTINUADA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Profissionais de Assistência Educacionais Inclusivos, que atendem alunos da Rede Municipal de Ensino, participaram na manhã de sexta-feira (1º), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, de um curso de formação continuada para iniciar o ano letivo de 2019. A formação dos assistentes da Secretaria Municipal de Educação vai ampará-los de forma técnica para que possam trabalhar com as especificidades de cada aluno que os profissionais atendem.

O curso acontece nos dias 1º, 4 e 5, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. A organização ficou a cargo da Divisão de Educação Especial – DEE. No total participaram 50 assistentes inclusivos da Rede Municipal. Técnicos da Divisão também estiveram presentes no evento.

WhatsApp Image 2019-02-01 at 14.00.13

Para a chefe da DEE, Lizabete de Lucca a formação é importante para elevar o atendimento dos alunos da Rede Municipal. “Os Assistentes estão tendo uma formação que proporciona a recapitulação e reciclagem. Com este tipo de ação esperamos cada vez mais melhorar o atendimento dos alunos especiais na Rede Municipal.

De acordo Vania Cristina Bordim de Souza, técnica da DEE, os assistentes tem um papel fundamental no atendimento a esses alunos especiais da Rede Municipal de Ensino. “O assistente tem um papel de amparo, de acolhimento e interação social. Quando a família a entrega uma criança deficiente no âmbito escolar, ela espera que a escola tenha um olhar diferenciado para aquela criança”, comenta.

Patrícia Carvalho Santos, assistente inclusiva da Escola Municipal Nagem Jorge Saad, com experiência de cinco anos nessa função fala sobre a relevância de participar de um curso de formação. A professora atendeu no ano passado 4 crianças.

“Esse evento é de grande importância para nós da área de educação. Nos trás muita motivação e coloca a par do que tem acontecido nas escolas, trazendo orientação e a forma como proceder nesse ano de 2019 na educação especial”.

 A assistente educacional inclusiva, Mariane Lago Oliveira, da Escola Municipal Luis Cavalon, fala como é importante participar desse tipo de formação. Ela comentou que esta há seis meses trabalhando nesta área. A Assistente conta sua experiência.

“Trabalhar com educação especial é uma coisa muito boa. Quando falamos sobre especial, não imaginam que os alunos aprendem tanto, porque existe uma ideia que eles não aprendem nada, mas não é assim. Ensinamos de um jeito diferente, de acordo com cada aluno vai aprender e cada um é diferente, e, quando vemos que ele esta aprendendo é uma felicidade enorme”.