Campo Grande, MS
quinta-feira, 13 de maio, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > Biblioteca Isaias Paim está com inscrições abertas para mais um Curso Gratuito de Oratória

Biblioteca Isaias Paim está com inscrições abertas para mais um Curso Gratuito de Oratória

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Muita gente tem medo de falar em público, alguns têm verdadeira fobia. Mas se sabe que a comunicação é inerente ao ser humano, e com técnicas é possível que as pessoas superem essa dificuldade. Por isso a Biblioteca Isaías Paím oferece mais uma vez o Curso de Oratória, com o professor João Marcos Tavares Ferreira.

O curso, com carga horária de 20 horas, é de graça e  irá acontecer sempre às quintas e sextas-feiras, nos dias 5,  6, 12 e 13 de setembro, das 14 às 17 horas. Será emitido certificado de participação.

O curso busca estratégia de melhor comunicação, objetividade, clareza, gestualidade visando aprimorar a habilidade na arte de bem falar em público, por meio de uma oratória eficaz. “Oratória é a arte de falar com elegância, beleza e eloquência, na hora certa e na dose certa. É por meio da oratória que conseguimos falar com sabedoria, clareza e objetividade, seja na conversa informal, ou em público”, esclarece o ministrante, João Tavares.

Será abordado o princípio de que a comunicação não é somente fala, mas expressões, postura e gestualidade. Sendo assim, é muito grande a importância da musicalidade conferida à voz e aos aspectos não verbais, a tudo o que é feito inconscientemente com o corpo durante a comunicação (respiração, rubor ou palidez facial, contrações ou descontrações musculares, movimentos oculares, predicados verbais, sudorese, postura, gestos das mãos, braços e outros).

“A habilidade de as pessoas se comunicarem ocorre como consequência natural das relações interpessoais, que existem entre elas. Da mesma forma, uma melhor comunicação proporciona o bom relacionamento entre as pessoas”, diz Tavares.

Para o ministrante, é fundamental a preparação psicológica. “O que cada um pensa a respeito de si próprio como orador, antes de iniciar a apresentação, terá um efeito determinante em seu desempenho. As imagens mentais, isto é, como nos visualizamos falando e como visualizamos a plateia, irão moldar nosso comportamento. Devido a isto, é fundamental fazer um trabalho para desenvolver a autoconfiança, aquela segurança íntima de que você realmente pode desempenhar aquela tarefa”.

João Tavares possui graduação em Teologia pelo Instituto Bíblico Alencarino, graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados e graduação em Ciências Jurídicas pela Uniderp – Anhanguera. É especialista em Educação Especial com ênfase em Educação Inclusiva, possui MBA em Gestão do Terceiro Setor pela Uninter e atualmente é mestrando em Educação pela Universidad Técnica de Comercialización y Desarrollo (UTCD – Paraguai).

Para o Curso de Oratória estão sendo oferecidas 40 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (67) 3316-9161 ou de forma presencial, na sede da Biblioteca, que fica no 2º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro.

Fonte: Portal do MS