Campo Grande, MS
sábado, 28 de novembro, 2020

Saúde

Mídia CG > Saúde > CAMPO GRANDE GANHA TERCEIRA CLÍNICA DA FAMÍLIA NO IRACY COELHO

CAMPO GRANDE GANHA TERCEIRA CLÍNICA DA FAMÍLIA NO IRACY COELHO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Os moradores do Bairro Iracy Coelho passam a contar com uma Clínica da Família, a terceira de Campo Grande, implementada dentro dos padrões reconhecidos internacionalmente pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) como modelo de assistência na Atenção Primária, funcionando de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, sem intervalo para o almoço, o que facilita o acesso da população.  A certificação da unidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (02), com a presença do prefeito Marquinhos Trad, do secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, superintendentes, coordenadores e servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

 Para o prefeito Marquinhos Trad  ao aderir ao Programa Municipal de Certificação da qualidade da Atenção Básica, a unidade se torna referência o que, por sua vez, garante a melhoria na assistência prestada à população,  considerando que a Clínica é capaz de atender até 90% dos agravos em saúde.

“A saúde sempre será uma das maiores necessidades, por isso o nosso esforço para garantir que haja um atendimento de qualidade, buscando fortalecer a Atenção Primária, facilitando o acesso e oportunizando o atendimento para todos. Estamos fazendo tudo o que é possível para dar ao cidadão campo-grandense a saúde que ele merece”, disse.

Conforme a gerente da unidade, Fátima Barbosa, a equipe trabalhou por quase 1 ano no processo de melhoria dos indicadores da unidade, acesso e qualidade no atendimento para que fosse possível se tornar uma Clínica da Família.

“Foi um processo que contou com o envolvimento e empenho de toda a equipe da unidade e hoje estamos muito felizes ao ver tudo isso concretizado. Com essa certificação conseguimos receber as melhorias e também faz com que a gente se dedique mais a atender a população”, disse.

Clínica da Família

A concepção do serviço tem por objetivo estabelecer um modelo de unidade básica, com nova identidade estética e excelência em todos os serviços oferecidos, segundo os preceitos da Atenção Primária em Saúde, da Política Nacional da Atenção Básica e do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica.

Com a mais recente certificação, Campo Grande passa a ter três Clínicas da Família em funcionamento: Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho.

Além de funcionar em horário diferenciado, o que facilita o acesso da população, a unidade também priorizá o acolhimento, os indicadores em saúde, o agendamento diário e ampliação de procedimentos realizados nas unidades de saúde.

O agendamento é diário, onde a equipe atenderá ou agendará consulta para todas as pessoas que chegarem à unidade, conforme sua necessidade, e não apenas determinados grupos populacionais, ou agravos mais prevalentes ou fragmentados por ciclo de vida.

Além do atendimento médico, a Clínica da Família oferta, através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB,  atendimento com os seguintes profissionais: médico pediatra, médico ginecologista, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.

“Saúde na hora”

A USF Iracy Coelho também foi a primeira unidade do País a aderir ao programa do Ministério da Saúde “Saúde na Hora”,  ampliando a cobertura da estratégia saúde da família, ampliar o número usuários nas ações e serviços promovidos pela unidade, reduzir o volume de atendimento de usuários que possuem um baixo risco à saúde nas unidades de pronto atendimento, urgência e emergência.