Campo Grande, MS
quinta-feira, 26 de novembro, 2020

Notícias

Mídia CG > Notícias > CAMPO GRANDE SEDIA ÚLTIMA REUNIÃO TÉCNICA ANUAL DO CONACI

CAMPO GRANDE SEDIA ÚLTIMA REUNIÃO TÉCNICA ANUAL DO CONACI

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Campo Grande sediou nesta quinta-feira (29) a 29ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno – CONACI. O evento, que aberto com o seminário “O Controle e a Administração Pública” e aconteceu com parceria entre o Conaci, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência, e o Governo do Estado, por meio da Controladoria Geral do Estado.

Representantes de vários órgãos do controle interno do país como Mário Vinícius Claussen Spinelli, Ouvidor-Geral da Petrobras; o ex-ministro da Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Moysés Simão; o Pesquisador do Departamento de Gestão Pública junto a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Marco Antonio Carvalho Teixeira e o Secretário de Controle Externo do TCU em Mato Grosso do Sul, Tiago Modesto Carneiro Costa, palestraram e trouxeram para o evento discussões de temas de grande relevância social como o combate a corrupção e o papel do controle interno, o controle e segurança jurídica na gestão pública, integridade no setor público e os desafios para a democracia e para a gestão.

O prefeito Marquinhos Trad frisou a importância do controle interno salientando que foi nesta administração que foi criada a Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência.

“Quando assumimos administração um dos primeiros atos que fizemos foi criar a Secretaria de Controle. Não tinha em uma cidade de 119 anos, muito embora todos saibamos recitar o artigo 37 da Constituição, muito embora o professor Eli Lopes Meireles diz que o controle interno é necessário. Não para punir, mas para orientar, corrigir, fiscalizar. Muito embora o artigo 74 da Constituição Federal determine o controle interno”, salientou.

Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno e Contador e Auditor-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Álvaro Fakredin, explicou que o Conaci se reúne quatro vezes ao ano e que é nesta última que os participantes deliberam as discussões em uma carta de intenções que será enviada a todos os órgãos de controle.

“A importância desse evento são as discussões de temas importantes como o combate à corrupção, lavagem de dinheiro, as ações do Conaci em todo o Brasil, as participações do Conaci em fóruns internacionais, a troca de tecnologias e uma série de outras atividades de caráter técnico”, disse.

Luiz Afonso de Freitas Gonçalves, secretário da Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência também salientou a importância das discussões e o aprimoramento do controle interno.

“Temos trabalhado para ter cada vez mais controle interno e dar respostas à sociedade. O Portal da Transparência do Município tem sido aprimorado dia a dia. Trabalhamos para proporcionar ao cidadão os acessos às informações que ele necessita para esclarecer suas dúvidas”, afirmou.

Já Carlos Eduardo Girão de Arruda salientou a importância de ser o anfitrião do evento.

“Esta é a última reunião do ano e hoje somos os anfitriões, então a gente tem a oportunidade de franquear aos nossos colegas da contadoria um espaço para eles participarem das discussões de questões importantes como a lei de usuários de serviço público, lei de dados abertos, Parceria Público Privada, e isso agrega e enriquece.

Durante a agenda administrativa, realizada durante o período vespertino do dia 29 (quinta-feira),  ficou decidido que as próximas reuniões, previstas para o ano de 2019, devem ocorrer nas cidades de Acarati/CE, Rio de Janeiro/RJ, Fortaleza/CE e Salvador/BA. A 29ª Reunião Técnica é promovida pelo Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência do Município (CGM) em conjunto com a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE)