Campo Grande, MS
terça-feira, 28 de setembro, 2021

Saúde

Mídia CG > Saúde > CIDADE LIMPA RECOLHE 2,5 TONELADAS DE RESÍDUOS DE GRANDE VOLUME NO JARDIM MORENÃO

CIDADE LIMPA RECOLHE 2,5 TONELADAS DE RESÍDUOS DE GRANDE VOLUME NO JARDIM MORENÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Geladeiras, televisores e eletrodomésticos em geral estão entre os materiais recolhidos. (Foto: SESAU).

Geladeiras, televisores e eletrodomésticos em geral estão entre os materiais recolhidos. (Foto: SESAU).

O Projeto Cidade Limpa realizado do dia 01 a 05 de outubro na região do bairro Jardim Morenão recolheu 2,5 toneladas de resíduos de grande volume, ou o equivalente a 36 m³, potenciais criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O ponto de coleta implantado aos fundos do Centro de Educação Infantil (Ceinf) Botafogo funcionou de 08h às 16h45.

O secretário de saúde Marcelo Vilela esteve durante a manhã acompanhando o trabalho da equipe do setor de Resíduos da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e destacou a importância do projeto.

“ A existência destes resíduos nas residências são possíveis depósitos e criadouros do mosquito da dengue, bem como a instalação, manutenção e proliferação de animais que são indesejáveis ao convívio humano. Por isso é importante o engajamento e participação dos moradores da região neste projeto”, disse.

A região foi escolhida para receber a terceira edição do projeto, pois o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro, apontou a região com a maior incidência do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, sendo que em 4.6% dos imóveis inspecionados foram encontrados  focos positivos.

Os moradores levaram sofás, geladeiras, carcaças de computadores, fogões, carrinhos de mão, pias de cozinha, banheiras de plástico, móveis, armários de aço e máquinas/tanquinhos de lavar roupas.

O maior volume de resíduos foi o de televisores e estes materiais foram enviados para uma empresa parceira que fará a destinação correta, por meio da reciclagem.

O local onde será realizada a próxima edição do projeto ainda será definido com base no próximo LiRaa que será divulgado em novembro.