Campo Grande, MS
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Saúde

Mídia CG > Saúde > CIDADE LIMPA RECOLHE 2,5 TONELADAS DE RESÍDUOS DE GRANDE VOLUME NO JARDIM MORENÃO

CIDADE LIMPA RECOLHE 2,5 TONELADAS DE RESÍDUOS DE GRANDE VOLUME NO JARDIM MORENÃO

Geladeiras, televisores e eletrodomésticos em geral estão entre os materiais recolhidos. (Foto: SESAU).

Geladeiras, televisores e eletrodomésticos em geral estão entre os materiais recolhidos. (Foto: SESAU).

O Projeto Cidade Limpa realizado do dia 01 a 05 de outubro na região do bairro Jardim Morenão recolheu 2,5 toneladas de resíduos de grande volume, ou o equivalente a 36 m³, potenciais criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O ponto de coleta implantado aos fundos do Centro de Educação Infantil (Ceinf) Botafogo funcionou de 08h às 16h45.

O secretário de saúde Marcelo Vilela esteve durante a manhã acompanhando o trabalho da equipe do setor de Resíduos da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e destacou a importância do projeto.

“ A existência destes resíduos nas residências são possíveis depósitos e criadouros do mosquito da dengue, bem como a instalação, manutenção e proliferação de animais que são indesejáveis ao convívio humano. Por isso é importante o engajamento e participação dos moradores da região neste projeto”, disse.

A região foi escolhida para receber a terceira edição do projeto, pois o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro, apontou a região com a maior incidência do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, sendo que em 4.6% dos imóveis inspecionados foram encontrados  focos positivos.

Os moradores levaram sofás, geladeiras, carcaças de computadores, fogões, carrinhos de mão, pias de cozinha, banheiras de plástico, móveis, armários de aço e máquinas/tanquinhos de lavar roupas.

O maior volume de resíduos foi o de televisores e estes materiais foram enviados para uma empresa parceira que fará a destinação correta, por meio da reciclagem.

O local onde será realizada a próxima edição do projeto ainda será definido com base no próximo LiRaa que será divulgado em novembro.