Campo Grande, MS
quarta-feira, 29 de junho, 2022

Notícias

Mídia CG > Notícias > COM AUXÍLIO ATLETA, COMPETIDORES DE CAMPO GRANDE CONQUISTAM PREMIAÇÕES

COM AUXÍLIO ATLETA, COMPETIDORES DE CAMPO GRANDE CONQUISTAM PREMIAÇÕES

Fonte: PMCG

A Prefeitura de Campo Grande criou no ano passado um auxílio para apoiar atletas e equipes representantes em competições esportivas e paradesportivas oficiais. As disputas podem ser tanto no território nacional, quanto no exterior. Diversos esportistas, graças ao benefício, tem conquistado medalhas para capital. 

É o caso do Grão Mestre, João Valdivino, que conquistou no último final de semana, duas medalhas de prata e duas de bronze, no mundial de Kung Fu Kuoshu, em Roma na Itália. 

O atleta já possui vários títulos: 18 vezes campeão brasileiro; Sul-Americano e Pan-americano; 9 internacionais; mundial em 2015 em Mendoza na Argentina, e em 2018 ficou em 4° lugar no mundial de Baltimore nos Estados Unidos. 

A competição que Valdivino participou é realizada a cada três anos. Para ele, o apoio financeiro é fundamental. “A emoção é sempre muito forte, por participar do campeonato mundial. Foi muito bom disputar com os melhores de cada país, sendo cada vez mais difícil de conseguir ganhar. Estou muito feliz por ter obtido os resultados, representando bem o nosso estado e o Brasil”.

O diretor presidente da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), Odair Serrano, ressalta os resultados apresentados pelo projeto. 

“Iniciamos com o auxílio atleta este ano, lançamos no início do calendário esportivo 2022, e, estamos tendo um resultado muito satisfatório. São grandes títulos para nossa cidade e para o país”, destaca. 

Xadrez

Mais dois atletas beneficiados com o programa irão representar a Capital. Mariana Mayumi Shiguematsu Yassud, 12 anos, e Erik Kazuhiro Shikasho, 14 anos. Os dois competidores irão disputar o Campeonato Brasileiro 2022 de Xadrez, em São Paulo, que será realizado de 16 a 19 de junho.

Mayumi é 3ª colocada no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar – promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez, Campeã da IV Copa Brasil de Xadrez Escolar – Categoria Sub-12, Vice- Campeã da IV Copa Brasil de Xadrez, em Bauru/SP, Campeã da IV Copa Brasil de Xadrez Escolar 2021.

“Acredito que nesse torneio eu consiga ir muito bem porque estou motivada. Esse torneio vale ponto para torneio internacional. O auxílio atleta é importante porque recebo ajuda da minha cidade. Agradeço a Prefeitura por estar me ajudando”, disse. 

O atleta Erik iniciou no xadrez em 2015, na Escola Municipal Nagen Jorge Saad, através de um projeto da Prefeitura.

 “O auxílio é um grande incentivo à modalidade, cria possibilidades de intercâmbio técnico com enxadristas dos grandes centros e competições de alto nível, e também propicia crescimento técnico de toda comunidade desportiva local”, pontua. 

Erik é vice-campeão do III Etapa do Circuito Estadual de Xadrez Escolar- Campo Grande MS- Sub 12; Campeão sub 12- Super Circuito Estadual de Xadrez – Ritmo Clássico – Ponta Porã; 5° lugar sub12 e sub14-Jogos Escolares da Juventude- Ritmo Clássico- Blumenau SC; 3° lugar Geral-Ritorna Torneio de Xadrez Blitz – Campo Grande (MS).

Natação e fisiculturismo  

Os primeiros beneficiados pelo Auxílio trouxeram neste início de mês grandes títulos para a Cidade, como o paratleta Cláudio Nicolas, que conquistou no campeonato Nordestinho de natação em Fortaleza, a medalha de prata e bronze.

No fisiculturismo, Pauline Zanardo, conquistou o primeiro e terceiro lugar em modalidades distintas, do campeonato Arnold Classic América Latina, que aconteceu no Expo Center Norte de São Paulo. Mateus Baird, que também disputou com grandes nomes do fisiculturismo, ficou em 6º lugar em duas categorias.

Auxílio Atleta

O Auxílio surgiu  por meio da Lei nº 6.754, de 20 de dezembro de 2021. Para receber o recurso, o atleta deve ser brasileiro nato ou naturalizado, possuir idade mínima de oito anos, residir no município há mais de um ano e estar em plena atividade esportiva para participar de competições.

O requerimento de concessão deverá ser apresentado à Funesp com até 60 dias de antecedência da competição. Devem ser anexados documentos que comprovam a condição de atleta, calendário do evento, relação dos gastos e comprovante de matrícula em instituição de ensino (para atletas menores de 18 anos).

O valor máximo de custeio de despesa por atleta é de 5 mil reais. Para saber a lista completa de documentos é necessário acessar o link https://forms.gle/V9effjfBmKd9AfPC9