Campo Grande, MS
domingo, 17 de janeiro, 2021

Saúde

Mídia CG > Saúde > COM DIMINUIÇÃO DA CHUVA, FUMACÊ DEVE ACONTECER EM TRÊS BAIRROS NESSA QUARTA

COM DIMINUIÇÃO DA CHUVA, FUMACÊ DEVE ACONTECER EM TRÊS BAIRROS NESSA QUARTA

Fonte: PMCG

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Dependendo da redução do volume das chuvas, o serviço de borrifação Ultra Baixo Volume (UBV) – conhecido popularmente como Fumacê – deve passar por três bairros nessa quarta-feira (13). As equipes percorrerão o Nova Lima, Vila Nasser e Coronel Antonino, bairros que seriam alvo do combate ao Aedes aegypti ontem (12), tendo o serviço cancelado por causa da chuva constante. 

A borrifação do inseticida auxilia no combate aos espécimes adultos do mosquito, que é transmissor da dengue, zika e da chykungunia, e é usado como reforço ao combate mecânico, que é feito pelos moradores em suas residências. 

No total, serão quatro equipes da Coordenadoria de Controle e de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) circulando nas ruas dos bairros entre às 16h e 22h30, sendo que duas delas estarão no Nova Lima e as demais no Coronel Antonino e na Vila Nasser, seguindo por trajetos previamente estipulados.  

A população deve abrir portas e janelas enquanto os veículos passarem pelas ruas, permitindo que as gotículas do inseticida entrem no interior da residência, onde normalmente estão abrigados os Aedes aegypti. 

O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Ainda assim é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno. 

Confira o itinerário: