Campo Grande, MS
terça-feira, 24 de novembro, 2020

Educação

Mídia CG > Educação > COM FOCO EM COMPETIÇÃO NACIONAL, ALUNOS DA REME PARTICIPAM DE PARALIMPÍADAS ESCOLARES

COM FOCO EM COMPETIÇÃO NACIONAL, ALUNOS DA REME PARTICIPAM DE PARALIMPÍADAS ESCOLARES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Estudantes de 17 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) participam, a partir desta sexta-feira (29), da 7ª edição das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul, que vai contar como seletiva para formar a delegação de representará Mato Grosso do Sul na etapa nacional dos jogos.

O campeonato, que acontece durante o final de semana, será disputado na Capital, em dois locais: no Eco Hotel do Lago, no Jardim das Mansões e no Centro Olímpico Rui Jorge da Cunha, na Vila Nasser.

Participarão da disputa alunos entre 12 e 17 anos de idade com deficiência física, visual e intelectual da Rede Municipal de Ensino. Ao todo foram inscritos 145 paratletas de 58 escolas do estado.

Veterano em competições esportivas, o aluno Allan Diogo Gonçalves da Silva, 12 anos, da escola Antônio José Paniago, além do atletismo, também pratica futsal, xadrez e judô. “Sempre participo de campeonatos. Eu gosto porque me divirto muito”, revela.

Treinando há dois anos atletismo, a baixa visão nunca foi empecilho para sua dedicação, tanto que ele está confiante em conquistar pelo menos três medalhas no salto em distância e na corrida. Confiante também está a mãe de Allan, Ana Cristina Rubim.

Ela conta que incentiva o filho a praticar esportes como forma de preencher o tempo fora da escola com atividades que promovem a inclusão e socialização. “É muito bom porque ele não fica no computador e no celular o dia todo. A gente precisa cuidar para que as crianças tenham atividades saudáveis”, afirmou.

Já a aluna Emelly Aparecida de Azevedo Colman, 14 anos, estudante da escola Eduardo Olímpio Machado, diz que está ansiosa com a competição, mas espera ter um bom resultado apesar de treinar apenas há dois meses para o campeonato.

Incentivada pelo tio, Emely começou a praticar corrida há pouco mais de um ano, mas precisou interromper os treinos por um período. Descoberta pelo professor Daniel de Sena, ela retomou a atividade e tem se dedicado para evoluir no esporte. “Tenho algumas dificuldades, mas estou me esforçando. Espero conseguir alguma medalha”, ressaltou.

Apesar do receio em começar a praticar a modalidade, ela explica que a prática esportiva contribuiu para deixá-la mais tranquila. “Era muito ansiosa, agora estou melhorando”, afirmou.

A etapa nacional dos jogos das Paralimpíadas Escolares 2018 será realizada de 19 a 24 de novembro, em São Paulo e terá 11 modalidades em disputa, como atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5, basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Na edição do ano passado, o estado de Mato Grosso do Sul conquistou 70 medalhas, 34 ouros, 26 pratas e 10 bronzes, classificando em 4º lugar do ranking geral, com 292 pontos. Participaram do evento 96 estudantes atletas do Estado.

O evento nacional é promovido pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro – CPB e tem como objetivo ser uma referência mundial na gestão e desenvolvimento do esporte Paralímpico promovendo a inclusão de pessoas com deficiência em todas as suas dimensões e Promover o esporte Paralímpico da iniciação ao alto rendimento, e a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.