Campo Grande, MS
domingo, 29 de novembro, 2020

Educação

Mídia CG > Educação > COM FOCO NA SOCIALIZAÇÃO, ESCOLAS RURAIS DA REME PARTICIPAM DE CAMPEONATO DE FUTEBOL SUÍÇO

COM FOCO NA SOCIALIZAÇÃO, ESCOLAS RURAIS DA REME PARTICIPAM DE CAMPEONATO DE FUTEBOL SUÍÇO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

As escolas rurais da Rede Municipal de Ensino (Reme) participam, nesta quinta-feira (01), do 14º Campeonato de Futebol Suíço, que acontece no Clube Estoril e conta com alunos das escolas Barão do Rio Branco, Darthesy Novaes Caminha, Isauro Bento Nogueira e Orlandina Oliveira Lima. No total, 120 atletas com idades entre 12 e 15 anos disputam a competição nas categorias masculino e feminino, que acontece até o final da tarde.

JogosSemed (6)O objetivo é promover a integração e a troca de experiências entre os alunos, promovendo um intercâmbio social e esportivo, além de valorizar o trabalho dos professores que atuam nos projetos de esporte da Divisão de Arte, Esporte e Cultura (Deac), da Reme, oferecidos no contra turno das aulas.

O prefeito Marquinhos Trad marcou presença na abertura do campeonato e destacou a importância de realizar o evento fora do contexto escolar em que os alunos estão inseridos.

“Para eles é uma festa vir aqui para a cidade. É uma semana de muita ansiedade, onde eles se esforçam para mostrar o que aprenderam e também rever os amigos, que muitas vezes não têm contato”, disse.

O prefeito ainda destacou a parceria com o Clube Estoril, que disponibilizou o espaço para a realização do torneio.

“É importante para um clube se aproximar do seu povo e o Estoril abriu as portas, por isso Campo Grande fica feliz com essa ação”, concluiu.

Para o diretor-presidente do clube, Horácio Pereira Antrino, é fundamental colaborar com o poder público, pois ressalta o papel social que a instituição tem com a comunidade.

JogosSemed (4)“Nosso objetivo é ampliar essa parceria para colaborar com o poder público porque acreditamos que essas oportunidades agregam na educação dos alunos”, comentou.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, disse que as atividades realizadas fora da escola possibilitam aos alunos, novas amizades. “Tão importante quanto competir é esse espírito de confraternização entre vocês. Isso é que vale a pena”, afirmou.

O chefe da Deac, Marcos Antônio Lopes, afirmou que as ações esportivas da Reme também visam incentivar os alunos a uma vida saudável. “Eles percebem como o esporte pode melhorar seu rendimento físico e intelectual, por isso buscamos sempre valorizar essa mensagem”, pontuou.

Expectativa

Professor de Educação Física na escola Barão do Rio Branco, Adriano Pereira Santana, diz que todas as competições que ocorrem fora do ambiente escolar geram uma expectativa nos alunos. “Eles não tem tantas oportunidades para enfrentar outras escolas, por isso é um grande ganho estar aqui”, destacou o professor da escola que já teve a equipe feminina campeã do Jeres do ano passado.

Veterana em campeonatos, a aluna Grazieli Porto Alves, do 9º ano, diz que está ansiosa com o resultado, já que este é o último ano que participa de campeonatos com seus amigos. “Estou feliz de poder mostrar o que aprendemos nos treinamentos. Gosto de futebol porque é um esporte onde posso canalizar minhas energias”, pontuou a atleta que já disputou a Copa Agrícola.

Já Mateus Lemes da Silva, também do 9º, é estreante em campeonatos fora do ambiente escolar e diz que pratica o esporte inclusive foa da escola. ‘Acho que é um esporte completo e quero seguir carreira como goleiro”, ressaltou o aluno

O campeonato irá premiar as três melhores equipes classificadas.