Campo Grande, MS
quarta-feira, 12 de maio, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > COM FOCO NO TRÂNSITO DE CAMPO GRANDE, ESCOLAS DA REME RECEBEM ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO

COM FOCO NO TRÂNSITO DE CAMPO GRANDE, ESCOLAS DA REME RECEBEM ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Para marcar os 120 anos de Campo Grande, mais de 30 escolas e EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) da Rede Municipal de Ensino (Reme) estão recebendo atividades recreativas que buscam a conscientização de um trânsito seguro e como é possível mudar o comportamento para reduzir os índices de acidentes.

As ações contemplam alunos da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental e são desenvolvidas em 37 unidades escolares por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Agetran (Agência Municipal de Trânsito).

Uma das atividades é o vídeo-palestra “Trânsito Seguro”, que tem como objetivo sensibilizar a população para que tenham atitudes seguras no trânsito da Capital, principalmente em relação à velocidade e consumo de álcool na direção de veículos.

Os alunos também estão participando de abordagens educativas. Acompanhados por técnicos da Agetran e profissionais das escolas, eles abordam usuários das vias para serem sensibilizados quanto aos cuidados que motoristas e pedestres devem ter no trânsito. As escolas participantes selecionam dez estudantes que entregam material informativo com a proposta de levar o usuário a se sentir co responsável na preservação de vidas.

Já a peça teatral “Transitando em paz nos 120 anos da Cidade Morena”, apresentada pelo grupo Chico Maia, é voltada para o público infantil e conta a história de um menino que circula pela cidade sem tomar os devidos cuidados e desobedecendo as leis de trânsito, mesmo sendo alertado pela mãe. Nessa desobediência, ele sofre acidentes e ao final o garoto se reconcilia com a mãe e reconhece a importância de obedecer as normas de trânsito.

Para os alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a programação terá como foco o “Clube do Setinha’, criado em 1992 e que tem como proposta trabalhar a conscientização dos pequenos a partir de atividades recreativas e culturais, que levam o público infanto-juvenil a adotar uma postura segura e responsável, transmitindo a mensagem aos pais.

Dados

De acordo com a chefe de educação da Agetran, Ivanise Rota, as ações acontecem durante todo o ano nas escolas públicas da Capital, dentro do projeto Sistema Dinâmico de Melhoria Contínua, que visa o desenvolvimento de ações proativas nas escolas. “São atividades que não param, pois a ideia é que elas contribuam, mesmo que de forma indireta, com a redução dos acidentes de trânsito.

Ivanise ressalta que até dia 1º de agosto, Campo Grande registrou 44 mortes no trânsito, sendo a maioria de motociclistas que abusaram da velocidade. O excesso de velocidade totaliza 17,30% das causas de acidentes no trânsito.

Supreso com os dados apresentado pelos técnicos, o aluno do 7º ano da escola Lenita de Sena Nachif,  Enzo Andrei Souza da Silva, gostou da vídeo palestra e ressaltou que seu padrasto é muito rígido quando o assunto é segurança no trânsito. “Ele não deixa de colocar o cinto e nunca fura sinal. Em Campo Grande o pessoal é muito imprudente”, destacou o aluno.

Também aluna do 7º ano, Bruna Vitória de Almeida Pereira, concorda com o colega e acredita que o maior problema no trânsito da Capital é a falta de respeito com os pedestres ao atravessar a rua. “Muitos motoristas não têm paciência e até xingam as pessoas. Esse vídeo é bom para alertar sobre os cuidados que devemos ter”, disse.