Campo Grande, MS
sexta-feira, 27 de novembro, 2020

Notícias

Mídia CG > Notícias > COM HISTÓRIAS DO INÍCIO DO FUTEBOL CAMPO-GRANDENSE, PREFEITURA INAUGURA MEMORIAL ESPORTIVO BELMAR FIDALGO

COM HISTÓRIAS DO INÍCIO DO FUTEBOL CAMPO-GRANDENSE, PREFEITURA INAUGURA MEMORIAL ESPORTIVO BELMAR FIDALGO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

A noite da última quinta-feira (30) foi marcada por histórias e lembranças emocionantes de ex-atletas que jogaram no gramado do antigo Estádio Belmar Fidalgo. Histórias que foram resgatadas com a inauguração do Memorial Esportivo que leva o nome da Praça. Para a implantação do Memorial, a sala da administração foi reformada pelas empresas Plaenge e Sicredi, que também revitalizaram todo o complexo esportivo.

IMG_4663 (Copy)Durante a solenidade, o Prefeito Marquinhos Trad ressaltou a importância da Praça Belmar Fidalgo para a história da da cidade desde quando era Estádio. “Se o futebol é uma paixão do brasileiro, o Belmar Fidalgo é a praça que mais se identifica com nossa cidade, e nem mesmo a construção do Morenão conseguiu tirar o brilho que o então estádio Belmar tinha com os Campo-grandenses. O que separava as pessoas do campo era apenas uma grade e aqui nos reuníamos para o café e para assistir grandes jogos como Santos e Comercial. São muitas histórias que hoje estamos resgatando no Memorial e com a participação de grandes jogadores da época”, disse Marquinhos Trad.

IMG_4542 (Copy)Com a história do esporte amador de Campo Grande, o Memorial Esportivo resgata a fatos do futebol, conforme explicou o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra. “Falar da história é respeitar tudo que aconteceu desde a década de 1920, com momentos marcantes em 1938 como a criação da LEMC e o início dos campeonatos amadores e depois em 1953 com a oficialização do nome da Praça para Belmar Fidalgo. Resgatamos também datas que ficam na história até hoje como a vinda do Pelé e Garrincha”, pontuou.  Rodrigo destaca ainda que o acervo continua em construção recebendo doação de materiais e textos desta época para manter o Memorial sempre vivo.

Emocionado, Nilson Matos, que foi massagista na década de 1960 e 1970, relembrou jogos, jogadores e histórias do Estádio Municipal Belmar Fidalgo. “Estou muito feliz  por estar aqui, são muitas lembranças, principalmente quando o Pelé e o Garrincha também estiveram aqui. “Eu me recordo dos amistosos e grandes jogos e hoje estamos aqui com o Tachinha que, em 1963, entrou em campo com o Asas Esporte Clube jogando diversas partidas e sendo invicto no campeonato e um ano depois ele foi jogar no Flamengo. São lembranças muito boas”, comentou.

IMG_4600 (Copy)IMG_4385 (Copy)Mais de mil pessoas compareceram à praça e puderam participar de 16 oficinas esportivas e recreativas e praticar atividade física no Aulão de comemoração de 119 anos de Campo Grande. O público experimentou diversas atividades, entre elas, o Ritmos, Zumba, Funcional, Beach Tennis, Kung Fu, Karatê, Judô, Luta olímpica, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística,  Mini Tênis Capoeira, Pilates, Vôlei de Areia, Futebol, Atletismo e recreação.

Projeto Participa Campo Grande

IMG_4655 (Copy)A Agência Municipal De Tecnologia Da Informação e Inovação (Agetec) apresentou ontem, durante a solenidade do Memorial,  o Projeto Participa Campo Grande – uma ferramenta tecnológica em processo de elaboração –  que funcionará por meio da aplicativo de celular e site para a participação da população. Com o objetivo de consolidar Campo Grande no conceito de Cidade Inteligente, esse instrumento irá  fortalecer e fomentar a participação dos cidadãos nos serviços oferecidos pela gestão pública municipal, por meio do uso da tecnologia.

O diretor da Agetec, Paulo Fernando Cardoso, adiantou que a ferramenta vai inovar no sentido de que a participação do cidadão será incentivada por recompensas. “Será realizado, por exemplo, um cadastro por meio do site da Prefeitura, onde as pessoas terão terão informações sobre as atividades esportivas disponibilizadas pelo município”, explicou.