Campo Grande, MS
terça-feira, 24 de novembro, 2020

Notícias

Mídia CG > Notícias > COM MAIS DE 2 MIL ATENDIMENTOS, FEIRÃO HABITA CAMPO GRANDE SE CONSOLIDA COMO GRANDE EVENTO DE INTERESSE SOCIAL NA CAPITAL

COM MAIS DE 2 MIL ATENDIMENTOS, FEIRÃO HABITA CAMPO GRANDE SE CONSOLIDA COMO GRANDE EVENTO DE INTERESSE SOCIAL NA CAPITAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Habita1

O Feirão Habita Campo Grande, o primeiro evento do segmento voltado ao desenvolvimento da habitação popular reuniu milhares de pessoas entre os dias 23 a 25 de agosto, no Shopping Norte Sul Plaza e movimentou a Capital com facilidades no atendimento ao público, entrega de certidões de titularidade e contratos de regularização fundiária. No último dia do evento, aconteceu o sorteio dos 54 lotes de interesse social e os nomes foram anunciados ao vivo pelo prefeito Marquinhos Trad. A lista oficial dos contemplados será publicada no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) na próxima quarta-feira (29).

IMG_7565O balanço foi extremamente positivo: 45 horas de muito trabalho resultaram em 2.050 atendimentos, 320 propostas de financiamento pelo faixa 1,5 do Programa Minha Casa Minha Vida que, caso sejam concretizadas, e com a ajuda dos subsídios oferecidos pela EMHA dentro das 100 cotas de 6 mil reais para cada família, chegam ao montante de 35 milhões de reais.

Sorteio do loteamento Bosque das Araras

O prefeito Marquinhos Trad conduziu, pela primeira vez, um sorteio de lotes de interesse público após a Lei Complementar n. 299 de 29 de maio de 2017, que instituiu a obrigatoriedade do sorteio em praça pública de habitações ou lotes de interesse social. Para o gestor municipal, a ação confere transparência e idoneidade ao processo de seleção das famílias e cerca de 4 mil pessoas acompanharam o sorteio pessoalmente, no Shopping Norte Sul Plaza, e por transmissão ao vivo  na íntegra na página da EMHA no Facebook.

“É o primeiro passo para mostrar que tudo mudou. Até o final do meu mandato já está certo 1500 habitações e vai ser sorteio também, não vai ter bilhete de mãe, apoio ou troca de ajuda política, não vai ter cartão de homem público ou homem togado, não vai haver isso na minha gestão”, assegurou Marquinhos Trad.

IMG_7659Procedimentos

O diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação, Enéas Netto, explicou, no início do sorteio, os procedimentos para que as pessoas fossem contempladas. Os primeiros sorteios foram direcionados aos idosos. Foram habilitadas 137 pessoas idosas. A reserva legal é 5%, portanto, 3 lotes foram sorteados ao segmento, além das 3 famílias sorteadas, mais 15 suplentes também foram anunciados.

Em seguida, ocorreu o sorteio para pessoas com deficiência. No total, 156 pessoas foram habilitadas no processo, com reserva legal de 10%, portanto 5 lotes foram destinados às5 famílias, e mais 25 famílias foram sorteadas como suplentes.

Houve o sorteio para mulher vítima de violência. Para esta modalidade, 60 mulheres se habilitaram, com reserva legal de 5%, portanto 3 lotes. Além das 3 mulheres,  mais 15 famílias suplentes foram sorteadas. Os nomes não apareceram no telão por conta da Lei que assegura o anonimato, neste caso, somente a numeração divulgada.

Por fim, o sorteio de habilitação geral teve 5.446 pessoas cadastradas – descontadas as reservas para idosos idosos, PCD’s e vítimas de violência doméstica, foram disponibilizados 43 lotes. Além das 43 famílias sorteadas, mais 77 famílias suplentes foram anunciadas no evento.

IMG_7627Satisfação dos sorteados

Regiane Ortiz Espinoza, 30 anos, foi uma das sorteadas no loteamento social Bosque das Araras. Emocionada, ela não conteve as lágrimas e foi parabenizada durante o sorteio por um público estimado de 2 mil pessoas que acompanhava ao vivo o sorteio dos nomes dos contemplados. “Atualmente eu moro de favor, nos fundos da casa da minha sogra. Tenho duas meninas, Thailane e Camila, estou muito feliz, é uma alegria imensa porque antes de vir para o sorteio, entreguei a Deus o meu pedido e ele o realizou”, disse extasiada.

O idoso Clarindo Francisco Cardoso, de 63 anos, também não conteve sua alegria ao ter seu nome sorteado. “A coisa mais gostosa foi ter recebido esse lote, porque a gente que paga aluguel, sabe que não é fácil. Todo o povo de Campo Grande deve dar a chance ao prefeito Marquinhos de mostrar o que ele quer fazer, porque ele está do nosso lado. Eu nunca vi isso acontecer em todos os anos que resido na Capital e ele é um ótimo prefeito. Estou desempregado no momento, mas o lote já me ajudará e muito a melhorar minha condição de vida.”