Campo Grande, MS
sábado, 8 de maio, 2021

Saúde

Mídia CG > Saúde > COM NOVAS VIATURAS, SAMU REFORÇA ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR NA CAPITAL

COM NOVAS VIATURAS, SAMU REFORÇA ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR NA CAPITAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Quatro novas viaturas foram entregues nesta manhã. (Foto: Michel Faustino).

Quatro novas viaturas foram entregues nesta manhã. (Foto: Michel Faustino).

Campo Grande está recebendo quatro novas viaturas para renovar a frota do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) 192 e, consequentemente, reforçar o atendimento pré-hospitalar. A entrega dos veículos foi feita na manhã desta sexta-feira (16) pelo prefeito Marquinhos Trad durante ação em saúde promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), na praça Ary Coelho, em comemoração aos 120 anos de Campo Grande. A doação dos quatro veículos tipo furgão Sprinter Mercedes Benz foi feita pelo Ministério da Sáude. O investimento é de aproximadamente R$ 690 mil.

Durante o ato de entrega, o prefeito Marquinhos Trad lembrou que no início da gestão, em 2017,  o SAMU estava operando apenas com quatro ambulâncias e hoje, graças ao empenho da administração, a realidade é diferente.

“Quando assumimos o serviço tinha apenas quatro ambulâncias rodando  e hoje estamos conseguindo manter toda a frota operacional. Isso é resultado do trabalho de toda a equipe e fruto de articulação junto ao Ministério da Saúde”, diz.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho,  a recente renovação da frota do SAMU Campo Grande proporcionará a substituição das viaturas que não apresentam mais condições operacionais para o atendimento em rua.

“O município tem muito a ganhar, dada a relevância do serviço no âmbito do atendimento pré-hospitalar móvel, mantendo disponibilidade operacional da frota, redução de custos com manutenções, segurança para equipes e pacientes, bem como agilidade e maior cobertura de atendimentos”, pontuou.

O SAMU 192 Campo Grande conta com 13 viaturas, sendo três avançadas e 10 básicas, além de duas motolâncias. Atualmente, três viaturas encontram-se baixadas devido a colisões e duas estão em manutenção.

Portanto, o serviço dispõe de cinco viaturas básicas e três avançadas estão operacionais. Com o reforço das novas quatro viaturas, ao todo serão 12 viaturas rodando.

De janeiro a julho deste ano, o SAMU 192 Campo Grande recebeu mais de 242 mil ligações e realizou cerca de 21 mil deslocamentos.