Campo Grande, MS
quinta-feira, 28 de março, 2024

Notícias

Mídia CG > Notícias > COM PARCERIA DA PREFEITURA, FLORESTINHA PROMOVE ATIVIDADES QUE SERÃO REPLICADAS POR CRIANÇAS

COM PARCERIA DA PREFEITURA, FLORESTINHA PROMOVE ATIVIDADES QUE SERÃO REPLICADAS POR CRIANÇAS

IMG_7929 (Copy)

Com palestra, apresentação de teatro e simulação de queimada, cerca de 60 alunos do Projeto Florestinha aprenderam mais sobre o meio ambiente e, em breve, levarão os novos ensinamentos para todo o Mato Grosso do Sul. É que tudo que eles aprenderam nesta terça-feira (14), durante o evento Diálogo de Inverno – diga não às queimadas urbanas, atividade prevista na programação das festividades dos 119 anos de Campo Grande, será levado às escolas públicas de todo o Estado.

IMG_7955 (Copy)O cabo-aluno Rhuan dos Santos Ferreira, que há 3 anos participa do projeto, contou que o melhor é poder ensinar e ser exemplo para outros garotos.

“O importante do que aprendemos aqui é que podermos fazer em outros lugares. Nós viajamos e fazemos palestras e incentivamos as pessoas a serem como nós – policiais militares ambientais – a ajudarem o meio ambiente. Acredito que somos exemplo”, disse.

Também há 3 anos no projeto, o cabo-aluno Dheivid Santos Tabosa, disse que aprende muito todos os dias, e com o aprendizado de hoje, se sente mais preparado.

“A gente aprende muito aqui e hoje com esse aprendizado de prevenção de incêndio me sinto preparado para ajudar, caso precise”, afirmou.

Já o soldado-aluno Daniel Costa, que está há 1 ano e meio no projeto, falou da palestra.

“A gente aprende mais a conscientização ambiental, a não desmatar a floresta, a combater incêndios, a conscientizar as pessoas. A palestra é mais para isso”, afirmou.

Para o tenente-coronel Ednilson Queiroz a parceria com a Semadur e com a Planurb na parte de Educação Ambiental é fundamental para que essa aprendizagem acontteça.

IMG_7944 (Copy)“Atualmente estas crianças fazem a educação ambiental que os biólogos da polícia ambiental faziam. Cada um faz suas oficinas nas escolas e nós atendemos o estado todo. Atingimos objetivos até melhores que com os policiais. A gente via que as crianças ficavam acanhadas de fazer perguntas para eles. Hoje, a gente vê nas escolas as crianças participando, discutindo o ambiente que querem. Tudo isso sempre de forma lúdica, com teatro, reciclagem de papel, plantação de muda, para a criança entender o nosso sistema”, explicou.

A diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues, explicou que a Planurb tem promovido interlocução entre os segmentos públicos e privados para o enfrentamento do problema das queimadas.

“O objetivo é realizar o diagnóstico, prevenção, monitoramento, além de ações permanentes de educação ambiental, com foco no fortalecimento de políticas de prevenção e combate às queimadas”, disse.

Quem também realiza este trabalho é o Ibama Prevfogo. Analista Ambiental do órgão federativo, Alexandre Pereira explicou que o Prevfogo atua hoje em Mato Grosso do Sul com 90 brigadistas treinados e capacitados.

“Essas brigadas estão distribuídas no município de Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho. Todas estão aptas para atuar tanto na prevenção quanto no combate aos incêndios florestais.

IMG_8021 (Copy)Além disso, temos a participação no Comitê Municipal, onde a gente consegue disponibilizar o conhecimento que temos, materiais que produzimos pelo Prevfogo e também estamos sempre à disposição para contribuir com a redução dos incêndios urbanos”, disse.

Sobre as atividades com as crianças, ele disse ser essencial para levar informações às crianças para que se tornem cidadãos melhores no futuro.

A atividade é promovida pela Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e o Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos.

Campanha

Conforme o código penal Brasileiro (Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940), a prática de incêndio é crime e a lei de crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998), estabelece pena de reclusão e multa que pode chegar a R$5 mil para quem provoca queimadas.

Você também pode colaborar com a campanha não queimando lixo ou folhas secas, não depositando o lixo em terrenos baldios e, não jogando bituca de cigarro em vias públicas ou terrenos baldios.

Outra medida importante é a denúncia por parte da população. A informação é também um instrumento para o combate ao incêndio, com o conhecimento das pessoas sobre os aspectos prejudiciais dos incêndios e a punição que a infração acarreta.

Os telefones para denúncia são 156 (prefeitura) e 193 (Corpo de Bombeiros). Outras informações, na diretoria de Planejamento Ambiental (DPA) da Planurb pelo telefone 3314-5181.