Campo Grande, MS
sexta-feira, 24 de setembro, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > Com recorde histórico, MS lidera ranking de registros de desastres naturais

Com recorde histórico, MS lidera ranking de registros de desastres naturais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Com 355 casos de janeiro a 26 de outubro de 2018, Mato Grosso do Sul atingiu o maior número de registros de ocorrências naturais causadas por fenômenos climáticos ou geológicos da sua história. Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fábio Catarineli, isso significa que o sistema estadual está funcionando.

“É fruto de um trabalho que estamos fazendo de capacitação e de estímulo ao uso do Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres, mesmo quando não será decretada situação de emergência. Com isso, teremos um histórico, para aprimorar a gestão pública e as ações de defesa civil”, disse.

Mato Grosso do Sul tem o maior número de casos de ocorrências naturais registrados neste ano em todo País. O 2º lugar é de Santa Catarina (239 ocorrências) e a 3ª posição é do Paraná (180).

Entre os desastres naturais registrados neste ano estão as inundações de Aquidauana, Anastácio, Miranda, Bela Vista, Bonito, Nioaque e Jardim, no início do ano; as cheias do rio Paraguai, em julho; e os vendavais em Caarapó e Bandeirantes, em setembro.

Muitas dessas ocorrências exigiram resposta rápida do poder público, como a ajuda humanitária para famílias de Aquidauana e Anastácio que tiveram prejuízos por causa das chuvas. Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, Defesa Civil e Polícia Militar levaram cestas básicas, mantas, roupas, utensílios e até brinquedos para desalojados ou desabrigados.

É o segundo ano de recorde consecutivo atingido por Mato Grosso do Sul no número de registros. Em 2017, o Estado ultrapassou pela primeira vez a marca de 100 ocorrências.

Fonte: Portal do MS