Campo Grande, MS
quarta-feira, 20 de janeiro, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > Comitiva da segurança pública do MS participa em Goiás da primeira edição do Senasp Itinerante

Comitiva da segurança pública do MS participa em Goiás da primeira edição do Senasp Itinerante

Fonte: Portal do MS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e dirigentes da Polícia Civil, Polícia Militar, Coordenadoria Geral de Perícias, Corpo de Bombeiros Militar participam em Goiânia (GO) da primeira edição do Senasp Itinerante. A solenidade de abertura do evento aconteceu na tarde desta terça-feira (6), na Academia Conde dos Arcos da Polícia Militar de Goiás, e contou com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Paim.

Iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, a ação Senasp Itinerante irá percorrer as cinco regiões brasileiras, para ouvir as principais demandas das Secretarias de Segurança Pública dos estados, com o objetivo de melhorar a interlocução e apresentar soluções para a melhoria da segurança pública, com base nas realidades locais.

Nesta primeira edição, a Senasp reúne os secretários de Segurança Pública, os comandantes-gerais das Polícias Militares, comandantes-gerais dos Corpos de Bombeiros Militares, chefes de Polícia Civil e dirigentes de Polícia Científica dos estados da região Centro-Oeste brasileira.

No encontro que segue até quinta-feira (8), serão apresentados diversos temas de interesse da segurança pública, entre eles o fortalecimento das Instituições de Segurança Pública, Sinesp Agente de Campo, Projeto de Valorização dos profissionais de Segurança Pública, Sinesp PPE (Procedimentos Policiais Eletrônicos) e Sinesp CAD (Central de Atendimento e Despacho), Políticas de Prevenção à Violência, Cartilha de Emendas Parlamentares e Sinesp Geointeligência.

Nesta quarta-feira (7), durante a reunião com os secretários de Segurança Pública Estaduais, que acontece às 9h, o secretário Antonio Carlos Videira fará uma apresentação da estrutura da Sejusp/MS e dos projetos estratégicos que são desenvolvidos pela pasta em Mato Grosso do Sul, entre eles o do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e Divisas (GGI-FRON-DIV), radiocomunicação digital, Escola Segura Família Forte e Programa Mãos que Constroem , realizado por meio de parceria com o Tribunal de Justiça.

Videira também abordará o trabalho de repressão aos crimes transfronteiriços, principalmente o tráfico de drogas, que é realizado pelas forças de segurança estaduais nas fronteiras com o Paraguai e a Bolívia, que tem hoje o melhor resultado do país, com a apreensão de mais de 600 toneladas de drogas.

Nesta quarta-feira também acontecem reuniões com os comandantes-gerais das Polícias Militares (10h45), com os chefes de Polícia Civil dos estados (14h). Na quinta-feira serão realizadas as reuniões dos comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros Militares dos estados (9h) e dos dirigentes das Perícias Oficiais (10h45).

Comitiva MS

Além do secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, participam do Senasp Itinerante o delegado-geral Adjunto da Polícia Civil, Adriano Garcia Geraldo, a coordenadora-geral de Perícias do Estado, Glória Setsuko Suzuki, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Joilson Alves do Amaral e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Paulo Gimenez.

Entrega de Ferramenta

Durante o Senasp Itinerante em Goiânia, o Ministério da Justiça fará a entrega do Sinesp Agente de Campo para Mato Grosso do Sul e demais estados do Centro Oeste. Trata-se de uma ferramenta digital gratuita para acesso policial a mandados de prisão e busca nacional de veículos roubados, entre outras operações. O aplicativo que já foi testado no Pará, Tocantins e Acre é destinado aos agentes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que já utilizam as ferramentas do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). A expectativa é integrar 113.580 novos usuários ao sistema até a primeira quinzena de novembro.

Entre as funcionalidades oferecidas pela ferramenta estão pesquisas de boletins de ocorrência, acesso a mandados de prisão e consultas detalhadas de veículos, como placas, Renavam, chassi, número de motor e dados do proprietário.

Novas edições

O Senasp Itinerante lançado nesta terça-feira em Goiânia (GO), até o mês de novembro irá percorrer também as capitais Belo Horizonte, em Minas Gerais, Natal, no Rio Grande do Norte, Rio Branco, no Acre e Curitiba, no Paraná.