Criado no final do ano passado para auxiliar e apoiar atletas e equipes representantes do município em competições esportivas e paradesportivas oficiais no território nacional ou no exterior, o Auxílio Atleta tem ajudado a promover e fortalecer a prática esportiva na Capital.

O paratleta Cláudio Nicolas conquistou este ano, no campeonato Nordestinho de natação em Fortaleza, a medalha de prata e bronze. Pauline Zanardo, do fisiculturismo, primeiro e terceiro lugar em modalidades distintas e Mateus Baird, o 6º lugar em duas categorias, no Arnold Classic América Latina, que aconteceu no Expo Center Norte de São Paulo.

A esportista competiu ao lado de grandes nomes da modalidade. Para Pauline, dividir o palco com grandes competidoras já é uma vitória. “Quem é atleta sabe o quão difícil é esse esporte. Eu não só dividi o palco, eu ganhei uma colocação muito expressiva. Esse sentimento não tem preço”.

Os atletas da modalidade de Fisiculturismo foram à luta para representar a Capital e os resultados mostraram que os esforços, a dedicação e o apoio da Funesp não foram em vão: trouxeram títulos importantes para o Cidade.

Pauline disputou o Arnold South América segundo maior campeonato de fisiculturismo do mundo, em duas categorias; Wellness Novice, classificada em 2º lugar e no Wellness Open, classificada em 3º lugar.

Matheus Baird, também atleta de fisiculturismo, recebeu o auxílio e foi à luta para buscar uma colocação. Não ganhou, mas viu sua iniciante carreira alavancar. Disputou as categorias Novice, com quase 20 competidores e se classificou em 6º lugar e, na categoria Open, competindo com dez atletas, ficou em 6º.

“Foi meu segundo campeonato, o primeiro foi o Mister Santos, fiquei em 3º lugar, na mesma categoria. Esse campeonato me qualificou para disputar esse segundo evento internacional, maior da América Latina. Sem o auxílio não iria competir porque a inscrição é muito cara, tudo no fisiculturismo é caro. Esse auxílio me proporcionou conseguir representar o Estado no maior evento fitness da América Latina”, enfatiza Matheus

A previsão é que os dois fisiculturistas disputem o campeonato do Mr. Olímpia Amador, que ocorre no mês de setembro.

O nadador paralímpico Nicolas tem déficit de atenção, iniciou na natação aos sete anos de idade dentro da escola, incentivado por sua professora e técnica atual, Maristela Gaúna. O atleta já participou de quatro torneios paraolímpicos. Possui, ao todo, 18 medalhas.

A prova que consagrou o atleta na medalha de prata foi costas e, de bronze, no nado crowl. Em outras provas que o atleta disputou, como medley ficou em quinto lugar e na categoria peito, em quarto lugar.  “Eu fiquei olhando e vi que tinha bastante participante, achei que não tinha chance. Quando anunciaram o segundo lugar eu fiquei sem palavras”, ressalta o nadador.

O diretor-presidente da Funesp, Odair Serrano, destaca que a Fundação quer contribuir cada vez mais com o incentivo da prática esportiva na Capital. ” É um orgulho para nós vermos nossos atletas se destacando fora daqui e sabemos que muitos sem o Axílio Atleta não teriam essa oportunidade. Precisamos incentivar a prática esportiva não apenas como uma forma de lazer mas também de forma profissional e contribuir para que esses atletas alcancem resultados cada vez melhores e realizem seus sonhos”, finaliza Odair.

Auxílio Atleta

O Auxílio surgiu  por meio da Lei nº 6.754, de 20 de dezembro de 2021.

Para receber o recurso, o atleta deve ser brasileiro nato ou naturalizado, possuir idade mínima de oito anos, residir no município há mais de um ano e estar em plena atividade esportiva para participar de competições.

O requerimento de concessão deverá ser apresentado à Funesp com até 60 dias de antecedência da competição. Devem ser anexados documentos que comprovam a condição de atleta, calendário do evento, relação dos gastos e comprovante de matrícula em instituição de ensino (para atletas menores de 18 anos).

O valor máximo de custeio de despesa por atleta é de 5 mil reais. Para saber a lista completa de documentos é necessário acessar o link https://forms.gle/V9effjfBmKd9AfPC9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *