Campo Grande, MS
domingo, 9 de maio, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > CURSOS OFERECIDOS PELO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO CAPACITAM MAIS DE MIL PESSOAS

CURSOS OFERECIDOS PELO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO CAPACITAM MAIS DE MIL PESSOAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), juntamente com o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), realizou a entrega de 1922 certificados aos alunos que participaram do programa Acessuas Trabalho, no auditório do Instituto Mirim.

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, em julho de 2017, repactuou junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (atual Ministério da Cidadania), a execução do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas Trabalho- e, a partir de outubro do mesmo ano, a SAS tem ofertado ações de mediação do acesso ao mercado de trabalho.

O objetivo do Programa é  capacitar os usuários da Política de Assistência Social para que possam ter uma profissão e assim gerarem renda, diminuindo e superando a situação de vulnerabilidade social, proporcionando a melhoria da condição de vida, com o aumento de renda e buscando autonomia financeira, nas áreas de Artesanato, Culinária, Informática e Embelezamento Pessoal.

O público para geração de renda é formado principalmente por mulheres, responsáveis por suas famílias, e para o ciclo de oficinas do Acessuas Trabalho, para jovens e adultos com idade entre 14 a 59 anos, em situação de vulnerabilidade social e que estejam inscritas no Cadastro Único, que recebem benefícios de transferência de renda dentre outros e que procuram novos conhecimentos/aperfeiçoamento, para o aumento de renda ou mesmo entrada no mercado de trabalho.

Dona Francisca Fogaça, 50 anos, comemora o fato de ter adquirido uma nova profissão. “Queria ser costureira, porém não sabia nem colocar uma linha na agulha. Os professores são ótimos, têm uma paciência! Hoje, posso dizer que sou uma profissional, me capacitei aqui. E hoje essa capacitação me gera renda. Procuro fazer o que aprendi de melhor”, relatou.

Bianca Ferreira realizou o curso de escova, hidratação e corte de cabelo e, a partir de então, passou a ajudar nas despesas do lar. “Eu só ficava em casa cuidando dos meus filhos. Agora trabalho e gero renda também, ajudo a sustentar minha família”, contou

Os cursos ofertados na área de geração de renda foram: Manicure e Pedicure, Designer de Sobrancelha, Escova e Hidratação, Corte de Cabelo – Escova e Hidratação, Patch Aplique, Luminária em Barbante, Decoupagem, Crochê em Barbante, Cerâmica Básica, Corte e Costura – Básico, Corte e Costura em Malha – Básico, Oficina de Ovos de Páscoa de Colher e Técnicas de Vendas, Sabores e Requinte, Delícias do Milho, Introdução ao Software e Hardware.

Em 2019, de Janeiro a Julho, foram ofertados 41 cursos de geração de renda e 42 oficinas em 25 grupos sobre o mundo do trabalho nas Unidades da Proteção Social Básica e Especial: CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, Centros de Convivência, Centros de Convivência do Idoso, CECAPRO – Centro de Capacitação Profissional, Centro Dia de Referência para a Pessoa com Deficiência. E nas Instituições parceiras: Fundo de Apoio a Comunidade – FAC, CIEE, Seleta, Cidade dos Meninos, Salesianos Ampare, Comunidade Negra, Associação Jardim Anache, beneficiando e atendendo, 939 pessoas nos cursos de geração de renda e 983 pessoas nas oficinas do Acessuas Trabalho.

Essa ação de cursos de geração de renda e de oficinas do Acessuas trabalho veio de encontro as atuais necessidades dos usuários da Política de Assistência Social, especificamente, ao pensar o indivíduo em suas circunstâncias psicológicas e sociais, além de considerar todos os aspectos inerentes ao seu acesso ao mundo do trabalho que muitas vezes não são pensados ou observados de maneira mais atenta e que, certamente, ressignificam a identidade laboral de nossos usuários, bem como proporcionando a aprendizagem de um ofício e permitindo e ampliando o leque de oportunidades e o aumento da renda familiar.

Destaca-se que Campo Grande – MS tornou-se referência nacional na execução do Programa, que foi realizado com primazia pela equipe, pensando sempre no coletivo e no bem estar do público atendido, expondo os resultados nos eventos: Seminário Nacional do Programa Acessuas Trabalho em Brasília – DF; Encontro do Colegiado Nacional Gestores Municipais de Assistência Social em Belo Horizonte – MG; Seminário Estadual do Programa Acessuas Trabalho em Campo Grande – MS e 1° Seminário de Boas Práticas de Assistência Social – SAS.

O Município encerrou as atividades do Programa Acessuas Trabalho, em 12 de Julho deste ano, realizando de outubro a julho 1060 oficinas em 216 grupos e atendendo a meta de 3400 pessoas.