Campo Grande, MS
sábado, 4 de maio, 2024

O Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) está intensificando o trabalho de capacitação. Além das doações, para famílias em situação de vulnerabilidade, há uma preocupação com a oferta de condições de melhoria de vida para a população. Os cursos vão da culinária ao artesanato, proporcionando geração de renda a famílias que passam por dificuldade.

Com a pandemia, os cursos oferecidos pelo FAC tiveram que ser adaptados para o formato on-line. Apesar de diferente, as aulas oferecem vantagens que não seriam possíveis no ensino presencial. Desempregada e com um filho de um ano, Vitória Karolina Macedo de Arruda, 20 anos, enxergou na capacitação uma oportunidade e conseguiu uma boa renda extra. “Vendi mais de 400 ovos de chocolate e ganhei um dinheiro que nem esperava”, contou.

Adevair Ferreira e a primeira-dama Tatiana Trad

A primeira-dama de Campo Grande e gestora do FAC, Tatiana Trad, destaca a importância da capacitação, que incentiva pessoas a buscar desenvolvimento, mesmo enfrentando uma crise que atinge o mundo todo. ““É gratificante saber que em meio a tantas coisas ruins que estamos vendo e vivendo, tem pessoas que se encontram, que se transformam, que aproveitam as oportunidades para melhorar as condições de vida da família”, enfatiza Tatiana, que também preside a Comissão Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.

Adevair Ferreira também aproveitou a oportunidade. Hoje, consegue ter sua própria renda. Com carrinho adaptado, a autônoma caminha pelas ruas de Campo Grande vendendo o que aprendeu na aula. “Esse curso caiu na minha vida como uma bênção de Deus, como um alívio. Fiz num momento difícil da minha vida. Eu fiquei doente e a empresa que eu trabalhava não me aceitou mais. Eu amo a culinária, é como uma terapia para mim”, desabafa Adevair.

Outra opção de curso rápido, fácil e econômico oferecido pelo FAC é o de doces tradicionais. Bem aceito por todos, os docinhos são uma ótima opção de venda para quem quer começar o próprio negócio ou incrementar a renda da casa. Geise Gomes Leal dos Santos, 39 anos, presenteou a mãe com os docinhos que aprendeu a fazer nas aulas. Com o marido desempregado há pouco tempo, a assistente educacional uniu o útil ao agradável.

“Eu gosto muito dessa parte de confeitaria, sempre me interessei. Gosto de fazer para presentear, dar um agrado. A primeira vez que fiz foi para consumo próprio. Presentei minha mãe no dia das mães com o brigadeiro, beijinho branco e o leite ninho. Agora, vou fazer para vender no meu serviço e para nossos conhecidos, já que meu marido ficou desempregado e vamos precisar de complementação na renda”, conta.

Novo curso

Para comemorar os meses de junho e julho, quando acontecem as festas juninas e julinas, consideradas as mais animadas e saborosas do ano, o FAC, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), lançou essa semana mais uma videoaula. O bolo de pamonha doce e salgada promete fazer sucesso nas tradicionais festas caipiras.

Para acessar a aula é necessário fazer o cadastro no link https://bit.ly/oficinabolodepamonha e automaticamente será direcionado para a videoaula no canal do Youtube. Ao final, os participantes inscritos recebem certificado de conclusão, para isso, é preciso fazer a solicitação pelo Whatsapp do FAC, no 2020-1361. Para acessar as demais aulas é só acessar o site: www.campogrande.ms.gov.br/fac

Para saber mais sobre os cursos on-line, entre em contato com a equipe do FAC pelo telefone/Whatsapp 2020-1361.