Campo Grande, MS
sexta-feira, 23 de julho, 2021

Saúde

Mídia CG > Saúde > DIA D CONTRA A PÓLIO E SARAMPO MOBILIZA 66 UNIDADES E REFORÇA IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

DIA D CONTRA A PÓLIO E SARAMPO MOBILIZA 66 UNIDADES E REFORÇA IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
foto 1

O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo foi lançado na manhã deste sábado (18) na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Universitário. Durante o dia, as 66 unidades básicas de saúde (UBS/UBSF) vacinam crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) até 16h45, ininterruptamente, ou seja, sem intervalo para almoço.

O evento que faz parte do Calendário de Eventos em comemoração aos 119 anos de Campo Grande contou a com presença da secretária adjunta Andressa de Lucca Bento, representando o prefeito Marquinhos Trad e o secretário municipal de Saúde Marcelo Vilela, além de coordenadores, superintendentes da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Local de Saúde e presidente da Associação de Moradores.

Andressa de Lucca Bento - secretária adjunta da SESAU na abertura do Dia D.

Andressa de Lucca Bento – secretária adjunta da SESAU na abertura do Dia D.

A secretária adjunta Andressa destacou a seriedade da mobilização que a comunidade de cada unidade de saúde realiza para vacinar crianças no Dia D. “Os profissionais que trabalham nas UBS/USF se envolvem e convocam a população atendida para que os pais ou responsáveis levem as crianças para se vacinarem. Isto é essencial para o sucesso da Campanha”.

A superintendente de Vigilância em Saúde Veruska Lahdo, frisou a importância da vacinação para a população da Capital. “Este dia é um alerta para que os pais assumam a responsabilidade pela vacinação das crianças, com o objetivo de evitar que as doenças cheguem a nossa cidade, prevenindo o resurgimento dessas doenças”.

Já a coordenadora de Vigilância Epidemiológica Mariah Barros, foi mais enfática sobre a atual geração de pais que não vivenciaram epidemias de sarampo e poliomielite. “Antigamente vivia-se uma epidemia dessas doenças e que trabalhamos arduamente para erradicar. Hoje, aquela geração que foi imunizada no passado não sabe quais são as sequelas do sarampo e da pólio, além de poderem levar ao óbito. Precisamos relembrar essas pessoas da necessidade da vacinação nas crianças para impedir que essas enfermidades voltem”.

As crianças do CEINF Pedacinho do Céu apresentaram atrações culturais no Dia D.

As crianças do CEINF Pedacinho do Céu apresentaram atrações culturais no Dia D.

O Dia D na UBS Universitário contou ainda com as apresentações culturais de crianças do Centro de Educação Infantil Pedacinho de Céu e da presença do Zé Gotinha e Maria Gotinha.

Para o Dia D foram escalados diversos profissionais entre enfermeiros e técnicos, administrativos, agentes comunitários e assistentes sociais para reforçarem as equipes destas unidades, a fim de dar celeridade e segurança à população.

Mesmo que a criança já tenha recebido as doses das vacinas no passado, precisam tomar outra dose durante a Campanha para garantir a imunização contra as doenças. Os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação das doenças imunopreveníveis e por isso devem comparecer às unidades básicas de saúde (UBS/UBSF) com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro da vacina.

A Campanha vai até 31 de agosto e o Ministério da Saúde reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial das crianças menores de cinco anos que devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina.

Em Campo Grande, a Campanha será somente para crianças. O público adulto neste momento não será vacinado.

Domingo
Neste domingo (19), quatro unidades de saúde vão vacinar contra a Poliomielite e Sarampo. A vacinação acontece das 7h15 às 11h e das 13h às 16h45 nos Centros Regionais de Saúde (CRS) Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho e Coophavila. É uma oportunidade a mais para os pais levarem as crianças para se vacinarem

Na segunda-feira (20), as salas de vacinação das 66 UBS/UBSF funcionam normalmente e mantêm a imunização da Campanha contra o Sarampo e a Poliomielite.