Campo Grande, MS
quinta-feira, 27 de janeiro, 2022

Notícias

Mídia CG > Notícias > DIÁLOGO DE OUTONO DISCUTIRÁ AS BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

DIÁLOGO DE OUTONO DISCUTIRÁ AS BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), realizará mais uma edição do Projeto Diálogos, que tem como objetivo promover a reflexão sobre assuntos voltados à temática ambiental durante as quatro estações do ano.

O evento acontecerá no dia 18 de junho de 2019, terça-feira, às 8h30, no Auditório Shirley Palmeira, localizado no Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, s/n – Parque dos Poderes, Campo Grande – MS.

O tema da edição de outono deste ano será “Boas práticas na gestão de Unidades de Conservação”, que abordará: a relevância ambiental, social e econômica das Unidades de Conservação para o Município de Campo Grande; a importância dos Conselhos Gestores das Unidades de Conservação; ICMS Ecológico; e os desafios das Unidades de Conservação de uso sustentável. Além disso, contará com exposição de fotos relacionadas ao meio ambiente.

O diretor de Planejamento Ambiental da Planurb, Rodrigo Giansante, explica que o Município de Campo Grande possui seis unidades de conservação instituídas.

“Nosso município possui seis unidades de conservação instituídas, sendo três sob a gestão municipal. Essas áreas possuem relevância ambiental, pois atuam como corredores de biodiversidade e influenciam no microclima local”, destaca o diretor.

Diálogo de Outono

Unidades de Conservação

Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Guariroba (APA do Guariroba), Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Lajeado (APA do Lajeado) e Área de Proteção Ambiental da Bacia do Córrego Ceroula (APA do Ceroula); 2 (duas) sob a gestão estadual: Parque Estadual Matas do Segredo e Parque Estadual do Prosa; e uma no âmbito federal: Reserva Particular de Patrimônio Natural da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (RPPN UFMSApoiam o evento: IMASUL, Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, WWF-Brasil, Ecoa – Ecologia e Ação e do Projeto de Extensão Click Verde da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Unidade de Conservação – espaços territoriais e seus recursos ambientais com características naturais relevantes, legalmente instituídas pelo Poder Público, com objetivos de conservação, as quais se aplicam garantias adequadas de proteção.

A legislação brasileira que trata de unidades de conservação é a Lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), estabelecendo critérios e normas para criação, implantação e gestão das unidades de conservação.