Campo Grande, MS
quinta-feira, 17 de junho, 2021

Saúde

Mídia CG > Saúde > EM 11 MESES, MAIS DE 1,6 MILHÃO DE EXAMES FORAM REALIZADOS NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DA CAPITAL

EM 11 MESES, MAIS DE 1,6 MILHÃO DE EXAMES FORAM REALIZADOS NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DA CAPITAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

De janeiro a novembro deste ano o Laboratório Municipal (Labcen) realizou 1.634.550 exames, o que representa uma média de 148 mil por mês. O resultado é reflexo da reestruturação e melhoria no processo de trabalho que garante à população um serviço de qualidade.

A rede conta com 48 postos de coleta espalhados pelas unidades básicas e saúde da família, além das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e quatro Centros Regionais de Saúde (CRSs).

São ofertados 77 tipos de exames de rotina e de urgência e emergência com funcionamento 24 horas por dia: Imunologia, Hormônio, Enzima cardíaca, Bioquímica, Baciloscopia, Microbiologia, Hematologia, Urinálise e Parasitologia

Em agosto do ano passado o LAbcen foi transferido do antigo endereço na Avenida Calógeras para o prédio novo na Vila Margarida. A estrutura mais moderna e adequada assegura aos profissionais mais comodidade o que, consequentemente, reflete no melhor desempenho e fluxo de trabalho.

Para o secretário municipal de Saúde Marcelo Vilela o objetivo é melhor ainda mais a qualidade e  aumentar a disponibilidade do serviço à população.

“Além da oferta o que devemos melhorar é  o tempo de espera para atendimento e dos resultados dos exames. Isso faz toda a diferença para uma melhor conduta e tratamento do paciente”, comenta.

Acesso Online

Os usuários da rede pública municipal de Saúde de Campo Grande podem consultar o resultado dos exames laboratoriais sem sair de casa, basta ter um computar com conexão a internet.

O sistema possibilita ao paciente acessar e imprimir os resultados de exames de qualquer computador ou localidade.

A ferramenta permite que o paciente visualize exames que estão marcados, o histórico de procedimentos já realizados, a lista de atendimentos a agendar e até mesmo informações sobre agendamentos que foram cancelados.

Como utilizar

Para obter o resultado do exame, basta o paciente entrar no sistema pelo endereço eletrônico www.campogrande.ms.gov.br/Sesau e acessar na página inicial o link: “Exames Laboratoriais em Análise Clínica”, conforme ilustrado abaixo.

consulta-de-exames-e1504532365512

Acessando o sistema, o usuário vai visualizar dois espaços, em um ele digita o Login (usuário) e em outro a senha, ambos fornecidos na unidade de saúde no dia do exame. Em seguida, aparecerá a relação de exames realizados e o paciente tem a opção de visualizar online ou imprimir o documento. Isso, sem ser necessário ir à unidade de saúde.

Mesmo com a implantação do serviço online e pensando naqueles pacientes que não tem acesso ao computador, a Secretaria de Saúde disponibiliza os resultados de exames na unidade em que o paciente realizou a coleta do material para análise.