Campo Grande, MS
sexta-feira, 7 de maio, 2021

Educação

Mídia CG > Educação > EM ALUSÃO AO ABRIL VERDE, PALESTRA SOBRE SAÚDE CONTEMPLA DOIS MIL PROFISSIONAIS DA REME

EM ALUSÃO AO ABRIL VERDE, PALESTRA SOBRE SAÚDE CONTEMPLA DOIS MIL PROFISSIONAIS DA REME

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Em comemoração ao Abril Verde, mês de prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul (TRT) promoveram, nesta segunda-feira (8), a palestra “Educação é lugar de saúde, não de doença”, ministrada pelo psicólogo e escritor Rossandro Klinjey, especialista em assuntos como comportamento, educação e família.

Prefeito Marquinhos Trad durante a palestra

Prefeito Marquinhos Trad durante a palestra

Presente no evento, o prefeito Marquinhos Trad ressaltou que o gestor deve se preocupar com o emocional dos servidores e não apenas com a estrutura material do município. “Precisamos cuidar do ser humano. Temos quase 25 mil funcionários públicos e 8 mil educadores. Por isso, é muito importante dar a eles condições emocionais para absorver o estresse do dia a dia”, afirmou.

A palestra aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo e contou também com a presença da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, do Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, além de técnicos, superintendentes da Semed e autoridades da área de Educação e do TRT.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, mencionou que a Prefeitura oferece todo o apoio aos profissionais que se afastam da sala de aula devido a qualquer tipo de quadro de saúde. Por isso, a gestão se preocupa em proporcionar momentos de reflexão, como a palestra do psicólogo Rossandro Klinjey.

“Temos um setor de psicossocial dentro da Semed, que oferece todo o suporte para minimizar essas questões de saúde. A parceria com o TRT foi providencial, porque mostra a nossa preocupação em levar informações aos profissionais da Reme sobre o tema”, destacou a secretária.

Prefeito e Secretária de Educação Elza Fernandes Ortelhado

Prefeito e Secretária de Educação Elza Fernandes Ortelhado

Segundo a superintendente de Gestão e Normas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Alelis Izabel de Oliveira Gomes, o objetivo do evento é fazer com que os profissionais participantes reproduzam o conteúdo da palestra nas unidades. “É um assunto sempre em pauta e precisamos trabalhar no dia a dia para que o ambiente de trabalho seja saudável, pois é o local onde passamos a maior parte do nosso tempo e as pessoas precisam estar bem para produzir”, afirmou.

A desembargadora Maria Beatriz Teodoro Gomes elogiou a iniciativa da parceria que proporcionou a palestra e ressaltou que a sociedade deve ampliar a conscientização sobre a importância de discutir sobre cidadania com as crianças. “Percebemos que o professor muitas vezes assume obrigações da família, o que causa uma sobrecarga no profissional”, mencionou.

Para o ministro Lelio Correa, a palestra foi uma ferramenta fundamental para a motivação dos professores. “O Rossandro aborda de forma leve a mensagem de que a empatia é fundamental e que precisamos estar convictos de nossa missão e saber, que acima de tudo, a função do educador é essencial para a elevação do patamar civilizatório. A Justiça do Trabalho tem agido com firmeza para coibir o assédio no ambiente do trabalho”, garantiu.

O acúmulo de responsabilidades delegadas aos professores também é destacado pelo palestrante Rossandro Klinjey como um dos principais causadores do estresse emocional.

“A sociedade precisa voltar a olhar a Educação com a importância que ela tem. Há muito desrespeito com os profissionais hoje em dia, que muitas vezes é o último bastião de ética e dignidade que um aluno tem para reverter todo seu projeto de vida. O professor não tem o dever de salvar a todos, mas se tiver estrutura para cumprir seu papel, consegue mudar o destino de muitos alunos”, pontuou.

Ambiente saudável

A professora e apoio pedagógico, Maria Helena Reis, conta que admira o trabalho do psicólogo e assiste as palestras pelas redes sociais. Na sua opinião, o profissional incentiva a autoestima e leva o indivíduo a refletir quanto a sua postura no ambiente de trabalho.

“Eu acredito que a partir do momento que ele traz a problemática da saúde mental, promove uma reflexão sobre o que você está fazendo com sua própria saúde. Ele faz a gente refletir sobre nossas ações e com isso, mudamos nossas atitudes no trabalho e até na vida pessoal e não jogamos a responsabilidade apenas no outro”, pontuou.

Para a diretora-adjunta da escola Professor Vanderlei Rosa, Lucilene Fernandes de Oliveira Vedana, a abordagem do tema é de grande relevância também para as relações do ambiente escolar e auxilia os gestores a proporcionar um ambiente saudável de trabalho.

“Temos que buscar as possibilidades e o potencial das pessoas e fazer com que elas percebam a sua importância e contribuição para a escola. Temos que trabalhar de forma que eles se sintam satisfeitos e, assim, manter um ambiente salutar. Por isso, é necessário ouvir as demandas e sugestões. Desta forma, construímos um ambiente democrático e as pessoas ficam felizes”, disse.