Campo Grande, MS
domingo, 9 de maio, 2021

Saúde

Mídia CG > Saúde > EM APENAS UM DIA, AÇÃO DE COMBATE AO AEDES RECOLHEU 2,5 TONELADAS DE LIXO

EM APENAS UM DIA, AÇÃO DE COMBATE AO AEDES RECOLHEU 2,5 TONELADAS DE LIXO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Mais de 2,5 toneladas de materiais inservíveis de pequeno e grande volume foram recolhidos durante ação de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – no Bairro Iracy Coelho.  Por conta da chuva, os trabalhos foram realizados somente no domingo (07) e mobilizou um efetivo menor de agentes.

WhatsApp Image 2019-04-08 at 08.38.29

Conforme o relatório da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), 679 imóveis foram inspecionados, 44 focos e 1.069 depósitos eliminados  durante a ação. Os agentes encontraram 438 imóveis sem a presença do proprietário ou inabitados.  A ação contou com apoio contou com apoio de um chaveiro para vistoria de imóveis fechados.

Mutirões

Nestas ações, os agentes realizam as  vistorias em imóveis e terrenos baldios, além de atuar na remoção de materiais inservíveis e eliminação e identificação de depósitos e focos do mosquito Aedes aegypti. A cada semana a coordenadoria define um local estratégico visando a diminuição na incidência das doenças transmitidas pelo mosquito, em especial a dengue.

Dados epidemiológicos

De janeiro até o dia 04 de abril, foram notificados 18.433 casos de dengue no Município, sendo 3.965 confirmados e quatro óbitos. (http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/boletins-epidemiologicos-2019/).

Pontos críticos

Os bairros Jardim Noroeste, Centro-Oeste, Chácara dos Poderes, Nova Campo Grande, Los Angeles, Moreninhas, Veraneio e Maria Aparecida Pedrossian, respectivamente, apresentam os maiores índices de notificação da doença.

Por conta da epidemia, a SESAU tem intensificado as ações de bloqueio nestas regiões e aumento ou efetivo do fumacê de 3 para 13 equipes que rodam diariamente estes locais.