Campo Grande, MS
sábado, 8 de maio, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > Entidades debatem retirada da vacinação contra febre aftosa na Dinapec

Entidades debatem retirada da vacinação contra febre aftosa na Dinapec

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Na quinta-feira (21.2), segundo dia de programação da Dinapec, a tenda principal foi tomada pela discussão sobre os novos rumos para o controle da febre aftosa. O painel teve como palestrantes Elvio Patatt Cazola (SFA/Mapa), Luciano Chiochetta (diretor-presidente da Iagro), Luis Alberto Moraes Novaes (Famasul) e João Vieira de Almeida Neto (presidente do CRMV) e como moderadora, Vanessa Felipe de Souza (Embrapa).

Na oportunidade, Elvio Cazola falou sobre os critérios para formação dos blocos e zonificação, as medidas emergenciais em caso de ocorrência de foco, as diferenças do que aconteceu em 2005, as restrições de trânsito para animais e produtos entre áreas de status sanitários diferentes (áreas livres com vacinação e sem vacinação).

Luciano Chiochetta, explicou como o grupo vem trabalhando a questão financeira (custeio) das ações para fortalecimento/estruturação/manutenção do Serviço de Defesa, com destaque para os fundos e as indenizações.

A estimativa é de que quatro mil pessoas passem pela Dinâmica Agropecuária em 2019.

As ações de Defesa junto às fronteiras, o que muda em relação à antiga ZAV e as parcerias também estarão em pauta, assim como o papel do produtor rural e o apoio dos seus representantes dentro do Plano Estratégico.

Luis Novaes, o Mandi, da Diretoria da Famasul, falou da percepção que o produtor tem da mudança de status, os aspectos positivos e negativos das medidas adotadas para retirada da vacinação e as responsabilidades dos produtores neste processo.

O presidente do CRMV, João Neto, contribuiu com a discussão destacando as responsabilidades dos responsáveis técnicos, os desafios e as mudanças necessárias para adaptar à nova realidade sem vacinação.

Para obter mais informações sobre a feira e a programação completa, acesse a página oficial da Dinapec.

Fonte: Portal do MS