Campo Grande, MS
quarta-feira, 12 de maio, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > EQUIPE DE ARQUITETOS VAI APRESENTAR REVIVA CAMPO GRANDE EM ENCONTRO INTERNACIONAL

EQUIPE DE ARQUITETOS VAI APRESENTAR REVIVA CAMPO GRANDE EM ENCONTRO INTERNACIONAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Mostrar ao mundo o projeto que está trazendo vida ao centro da capital de Mato Grosso do Sul é o objetivo de um grupo de arquitetos que visitou na manhã deste sábado (30), as obras de requalificação da Rua 14 de Julho. A comitiva, liderada pela União Internacional de Arquitetos (UIA), reuniu profissionais de São Paulo, Campinas, Bolívia, Campo Grande – através do Instituto de Arquitetos do Brasil, além do autor do projeto da Rua 14 de Julho, César da Silva Fernandes; da arquiteta Maria Tereza, responsável pelo projeto de paisagismo da via; representantes da Unidade Gestora do Programa, Planurb, Sisep, Engepar e o prefeito da capital, Marquinhos Trad.

O grupo percorreu a Rua 14 de Julho e recebeu informações sobre o projeto e o Programa Reviva Campo Grande, que ainda prevê outras ações, como habitação e revitalização de vias transversais. Para o prefeito Marquinhos Trad, uma satisfação ter a obra estudada e reconhecida em nível mundial.

“Todas as pessoas ligadas à engenharia, arquitetura e paisagismo na transformação de áreas urbanas estão vindo a Campo Grande e estão aplaudindo. Não há outro sentimento que não seja o de alegria e pode ter certeza que essa transformação vai trazer de volta o campo-grandense para o centro de nossa cidade”, Frisa Marquinhos.

A proposta do grupo é estudar cases como o do Reviva Campo Grande e levar a experiência a outros lugares. “Vamos mostrar alguns projetos no Fórum Internacional, em junho, no Azerbaijão, que vai tratar de turismo em cidades históricas e, como nosso programa está estudando revitalização e requalificação de espaços públicos, estaremos apresentando o Reviva lá. Também vamos levar para o Congresso Internacional de Arquitetos, no Rio de Janeiro, em 2020”, afirma o vice-presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB – Carlos Lucas Mali.

O arquiteto Alan Silva Curi veio de Campinas, São Paulo, onde existe um projeto parecido de revitalização de área central. Ele compartilhou sua experiência e avaliou positivamente o Reviva Campo Grande.

“É um projeto bárbaro que vem trazendo para o centro da cidade uma nova energia, uma nova forma de ver o centro, que vai trazer uma nova dinâmica de comércio, de convívio e que as pessoas vão poder usar com mais conforto a cidade. Muito mais do que negócios, vai despertar o sentimento de pertencimento nas pessoas e trazer vida para a região”.

“É uma obra que não é uma maquiagem da via, mas tem uma infraestrutura muito pesada. É uma alegria ver o Reviva se transformando em case de sucesso internacionalmente”, comenta o autor do projeto, o arquiteto César da Silva Fernandes. Ele ainda lembra que a proposta é “devolver” a via para os pedestres, com ruas mais largas, arborizadas, espaço para as pessoas poderem descansar e uma rua mais aconchegante.