Campo Grande, MS
quinta-feira, 11 de agosto, 2022

Educação

Mídia CG > Educação > EQUIPES DA SEMED MOBILIZAM ESCOLAS COM BLITZES E COMUNIDADE APOIA CAMPANHA EDUCATIVA

EQUIPES DA SEMED MOBILIZAM ESCOLAS COM BLITZES E COMUNIDADE APOIA CAMPANHA EDUCATIVA

Pais, alunos e profissionais da Reme (Rede Municipal de Ensino) estão participando, desde o início da semana, de ações educativas que estão acontecendo nas escolas e que têm como objetivo sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de combater violações aos direitos de crianças e adolescentes durante o carnaval.

DSC_0074

As blitzes educativas e panfletagens estão sendo realizadas por técnicos de diversos setores da Semed (Secretaria Municipal de Educação) e acontecem até esta sexta-feira (1), em frente às unidades em dois horários, às 11 e 17 horas. A iniciativa tem agradado às famílias e até mesmo os alunos, que consideram essa época de festas populares propícia para discutir temas que envolvam a proteção de crianças e adolescentes e alertar sobre a necessidade de denunciar todo tipo de crime contra menores.

Durante as ações, os técnicos da Semed entregam panfletos e mostram faixas educativas nos semáforos, incluindo alguns pontos da região central, como aconteceu nesta quarta-feira (27), em frente a prefeitura. A abordagem contou tambérm com a presença da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes e da secretária-adjunta, Soraia Campos e da superintendente de Gestão e Normas da secretaria, Alelis Izabel de Oliveira Gomes.

_DSC2623

Na opinião dos pais, as informações repassadas aos alunos através de atividades pedagógicas e das blitzes, reforçam as orientações passadas aos filhos, em casa. A  presidente da APM da escola Professor Licurgo de Oliveira Bastos, Flausina Ferreira Acosta, que tem um filho de 13 anos na escola Licurgo afirma que sempre busca conversar com ele  e os demais irmão, já adolescentes sobre os perigos das drogas. “Alguns pais trabalham muito e chegam em casa tarde, por isso nem sempre têm tempo de conversar com os filhos. Essas ações ajudam muito a esclarecer sobre esses temas”, disse.

_DSC2647

Quem também aprovou a dinâmica é o analista de sistemas Jessé Soares Mendonça, que também tem um filho cursando o 9º ano na Reme. “Acho muito eficaz porque ajuda os pais que não têm muita informação. Precisamos conversar abertamente com os filhos e mostrar a realidade, os perigos que os cercam quando eles saem para uma festa e as orientações dadas na escola atualizam nós pais”, pontuou.   

As ações de prevenção e orientação integram o programa “Valorização da Vida”, criado pela Superintendência de Gestão e Normas da Semed e que atua nas escolas no sentido de fortalecer os laços entre pais e alunos, além de promover palestras que ressaltam o respeito e amor próprios.

Nesta quinta-feira (28) as blitzes aconteceram nas escolas Antonio José Paniago e Padre Heitor Castoldi. Nesta sexta-feira (1) a previsão é que a equipe realize a atividade próximo ao Parque das Nações Indígenas, na Avenida Afonso Pena com a Via Park.