Campo Grande, MS
quinta-feira, 4 de março, 2021

Educação

Mídia CG > Educação > ESCOLA DA REME REALIZA PLANTIO DE ÁRVORES E DISTRIBUI MUDAS PARA COMUNIDADE ESCOLAR

ESCOLA DA REME REALIZA PLANTIO DE ÁRVORES E DISTRIBUI MUDAS PARA COMUNIDADE ESCOLAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Em comemoração ao Dia da Árvore, alunos da Rede Municipal de Ensino, da Escola Municipal Nazira Anache, participaram nesta terça-feira (18) de uma ação de conscientização sobre o meio ambiente, com o plantio de mudas de árvores nativas da região.

A celebração da data alusiva tem como intuito a conscientização a respeito da preservação das árvores. A ação contou com a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Escola Nazira Anache, e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur).

A parceria está sendo realizada através de um trabalho já iniciado na escola, o qual resultou no plantio voluntário de uma árvores de Ficus que de acordo com a bióloga Gisseli Giraldeli, não foi respeitado características técnicas e a escola veio a ter problemas com as raízes que estavam atingindo as edificações.

Após a retirada da árvore, a Semadur programou o replantio de árvores adequadas, de acordo com o tamanho para o espaço disponível, de árvores de espécies nativas que auxiliam também no aprendizado das crianças.

Parceria

Gisseli Giraldeli, bióloga da Semadur, disse que o projeto traz vários benefícios à população. Ela ressalta que a educação ambiental também é importante. “Qualquer escola que tiver interesse é só nos procurar que fazemos uma vistoria para ver o que pode ser feito, com a arborização que já existe e também se houver espaço para plantio, podemos atender conforme a necessidade”.

A bióloga explicou que a maior necessidade da unidade era a priorização de sombra nos espaços necessários e também o aproveitamento de espaços para plantio de árvores frutíferas para as crianças terem acesso a um pomar.

Para Gisseli, o objetivo desta ação é melhorar a qualidade dos espaços públicos das escolas. Para ela a arborização melhora a qualidade de vida, o conforto térmico e aproxima as crianças do natural. Outro ponto destacado como intuito do projeto é conscientizar as crianças sobre a questão ambiental.

Na escola foram plantadas 80 mudas na área da unidade e distribuídos 200 mudas para a comunidade. Entre as espécies oferecidas são de: acerola, pitanga, carambola, amora, romã e ameixa. As espécies nativas ornamentais plantadas na escola foram: Ipê Branco, Jacarandá, Ipê Roxo, Magnólia, Saboneteira e Chico Magro. Foi feito também o plantio de uma muda de Pau Brasil ao lado do mastro de hasteamento das bandeiras.

Aprendizagem

O professor do laboratório de ciências da unidade, Leonardo Henrique Garcia Andrade, destacou o projeto proporciona aprendizagem dos alunos na questão ambiental. “É importante, porque é uma forma dos alunos entrarem em contato com a natureza. Eles entrando em contato maior com a natureza pode ser um incentivo de pesquisa, ao conhecimento de forma geral. Podemos ensinar como prevenir o aquecimento global e outros problemas”.

Diana da Silva Moreira, mãe dos alunos Dafine Sofia Moreira, do 4º ano e Doralti Heloísa Moreira do 1° ano, falou sobre a importância deste tipo de ação. “Eu mesmo chupava fruta do pé, hoje essas crianças não têm esse privilégio, então eu acho muito importante essa ação”.

Para o aluno Cézar Augusto de Melo, 12 anos, que participou do plantio de mudas na escola, o importante é ajudar a natureza. Após o plantio o estudante ainda teve a oportunidade de levar para sua família mudas frutíferas. “Estou achando bonito o plantio. Quando elas cresceram vamos lembrar. Acho legal plantar porque para cuidar da natureza. Minha vó vai plantar, ela adora plantas.

A aluna Camile Vitoria Dias, 15 anos, do 9º ano, comenta que com o plantio a escola ficará com mais sombra. A estudante levou para casa a muda da arvore frutífera que mais gosta. “Achei legal porque a escola vai ficar mais bonita e vai ter mais sombra. Acho importante o plantio porque pode ter mais sombra e renova o ar que respiramos”.