Campo Grande, MS
terça-feira, 24 de novembro, 2020

Saúde

Mídia CG > Saúde > EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS EM UBSF DA CAPITAL SÃO DESTAQUES EM CONGRESSO DE ATENÇÃO BÁSICA

EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS EM UBSF DA CAPITAL SÃO DESTAQUES EM CONGRESSO DE ATENÇÃO BÁSICA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Arte terapia realizada por pacientes da UBSF Albino Coimbra.

Arte terapia realizada por pacientes da UBSF Albino Coimbra.

A cozinha terapêutica e a arte terapia inseridas como práticas integrativas e alternativas no cotidiano da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Albino Coimbra – Santa Carmélia – foram aprovadas durante Congresso Estadual de Atenção Básica. Os trabalhos selecionados serão apresentados na próxima sexta-feira, dia 30, às 15h40, na sala 1 da Escola Técnica do SUS – Mato Grosso do Sul (ETSUS).

Conforme a servidora Ilma Amaral Piemonte as duas experiências têm como objetivo melhorar os níveis de diabetes e hipertensão e até mesmo prevenir a depressão e suicídio.

“Existe uma demanda muito grande de idosos na área e que, em sua maioria, desenvolvem quadros de depressão. E tais práticas auxiliam na melhora desse paciente”, disse.

Os trabalhos inscritos no congresso integram o Eixo 1 que abrange, além das experiências inovadoras nos projetos pedagógicos dos cursos em saúde,  às políticas e experiências relacionadas à formação dos profissionais da área da saúde.

Cozinha terapêutica

A prática de cozinhar exige paciência, atenção e desenvolve a cognição. Também são necessárias a coordenação e a consciência sensorial. Ou seja, usar todos os nossos sentidos para saber o estado do nosso prato e fazer correções quando acreditamos ser necessário.

Arterapia

As artes, como toda expressão não verbal, favorecem a exploração, expressão e comunicação de aspectos dos quais não somos conscientes. Neste sentido, o trabalho com as emoções através da arteterapia melhora a qualidade das relações humanas porque se centra no fator emocional, essencial em todo ser humano, nos ajudando a ser mais conscientes de aspectos obscuros, e facilitando deste modo o desenvolvimento da pessoa.