Campo Grande, MS
quarta-feira, 22 de janeiro, 2025

Educação

Mídia CG > Educação > Expocampo: Estudantes das 8 escolas do campo da Reme apresentam trabalhos produzidos durante o ano

Expocampo: Estudantes das 8 escolas do campo da Reme apresentam trabalhos produzidos durante o ano

Fonte: PMCG

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (17), a 7ª edição da Expocampo, a culminância do trabalho desenvolvido durante o ano letivo de 2023, pelos alunos das oito escolas do campo da Reme (Rede Municipal de Ensino). O evento aconteceu na sede do Sindicato Rural de Campo Grande, com a presença da prefeita Adriane Lopes e do secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt. Na exposição dos projetos havia desde confecção de sabonete ecológico, carregador móvel caseiro, plantio de girassol até meliponário.

Quem explicou sobre a produção do mel foi o aluno da Escola Municipal Isauro Bento Nogueira, Rafael Pimentel da Silva, de 11 anos, do 6º ano. “A isca para atrair as abelhas é feita com uma garrafa pet, coloca um cabo de vassoura para elas entrarem. Fizemos com uma garrafa enrolada no papelão para proteção antitérmica”.

Aluna da mesma escola que Rafael, Maria Clara Silva de Oliveira, de 14 anos, que estuda no 9º ano, diz que aprendeu a fazer o sabão ecológico. “Aprendemos a receita do sabão, achei muito interessante o processo do sabão quando a gente colocou no fogo, porque deu para ver o sabão derretido. Além disso, ajudamos com a horta e o meliponário”.

Da Escola Municipal José do Patrocínio, a aluna Júlia Nantes Oliveira, de 11 anos, afirma que gostou muito de aprender a trabalhar com a horta orgânica. “É bom mexer na terra, ver as plantas se desenvolvendo, foi o que mais gostei de fazer”.

A prefeita Adriane Lopes visitou todos os estandes e ouviu dos alunos o desenvolvimento dos trabalhos. “Este evento é a valorização do que está sendo feito nas nossas escolas durante o ano letivo. É muito bonito ver o cuidado até mesmo com a parte pedagógica de como cada trabalho foi desenvolvido nas nossas unidades do campo”.

Segundo a superintendente de Políticas Educacionais da Semed, Ana Dorsa, a Expocampo é uma oportunidade de as escolas do campo mostrarem as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo. “Temos duas escolas agrícolas e as demais são do campo. São alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental que participam da Expocampo”.

Conforme o secretário, quando se fala em escola do campo precisa ser trabalhado a parte da identidade. “Quando falo em escola de campo, precisamos evidenciar cada trabalho e ação evidenciada. Precisa-se ter a concepção correta de que o aluno do campo pode continuar no campo para fazer diferença onde ele mora e será um excelente profissional e terá uma excelente renda continuando no campo”.

Projetos

A professora da Escola Municipal Orlandina Oliveira Lima, Hildete da Silva Pereira, produziu com os alunos um bombom de cumbaru. “Trabalhamos com os alunos do 7º ano, ensinamos a coletar o cumbaru, ensinei a fazer o bombom na escola e trouxemos para a feira. O projeto foi desenvolvido em dois meses. Na receita vai leite condensado, creme de leite, a castanha do cumbaru torrada e depois, banha no chocolate. O mais difícil do processo é descascar o cumbaru porque a casca é muito dura”.

Da Escola Municipal Leovegildo de Melo, a professora de iniciação de práticas agrícolas, Tuane Rezende Valadares, trabalhou com os alunos sobre o projeto Semeando Sustentabilidade na Escola. “A escola sofre com falta de tratamento dos resíduos sólidos. Tivemos essa necessidade de fazer algo voltado para isso. Dentro do projeto, tivemos várias campanhas de coleta seletiva que levamos para escola, campanha do bazar sustentável para comprar ferramentas para trabalhar na horta, transformamos a horta em orgânica para deixar mais sustentável”.