Campo Grande, MS
terça-feira, 28 de junho, 2022

Educação

Mídia CG > Educação > FESTIVAL DE LUTAS TEM PARTICIPAÇÃO DE 800 ATLETAS E VALORIZA PRÁTICAS ESPORTIVAS DAS CRIANÇAS

FESTIVAL DE LUTAS TEM PARTICIPAÇÃO DE 800 ATLETAS E VALORIZA PRÁTICAS ESPORTIVAS DAS CRIANÇAS

Mais de 800 alunos de escolas municipais e EMEIs participaram, neste sábado (29), da terceira edição do Festival de Lutas da Rede Municipal de Ensino (Reme), que aconteceu no Ginásio do Moreninho. Os atletas, na faixa etária de sete a dez anos, tiveram a oportunidade de mostrar o que estão aprendendo nas aulas de capoeira, caratê, kung fu, jiu jitsu, judô, luta olímpica e taekwondo, ministradas por professores da Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Reme.

Festival de Lutas_4

O Festival é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais, com a coordenação da Deac e tem o objetivo de promover o congraçamento entre os alunos e oportunizar ações educacionais através da interação entre estudantes da Reme, por meio de atividades esportivas e culturais, mobilizando a comunidade escolar.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, ressaltou a importância da participação de 64 unidades escolares e o apoio dos pais aos alunos que participaram do evento. “Esse ano levamos modalidades esportivas também para as EMEIs, pois acreditamos nesse trabalho como uma importante ferramenta de auxílio pedagógico, por isso é importante que ele inicie na primeira infância”, afirmou.

O chefe da Deac, Marcos Antônio Lopes destacou o empenho da gestão em promover o esporte desde a educação infantil. “É preciso motivar a prática esportiva desde cedo, por isso agradeço muito o empenho da gestão em realizar eventos como este, que destacam o trabalho dos nossos professores e técnicos  nas unidades escolares. Os festivais são uma oportunidade de mostrar todas as modalidades que trabalhamos com a crianças”, pontuou.

Festival de Lutas_2

Novas oportunidades

O Festival de Lutas contou com a participação também de atletas de academias convidadas e parceiras da Deac em eventos esportivos. Mas quem roubou a cena nesta terceira edição, foram os pequenos das EMEIs, que deram um show no tatame. Foi o caso de Lucas Caleb, 3 anos, da EMEI Aero Rancho. Mesmo assustado com a movimentação do ginásio lotado, ele acabou cedendo ao apelo da mãe, a técnica de enfermagem Rute Rosário, e acabou fazendo algumas demonstrações junto aos colegas da turma.

A mãe conta que ele também é apaixonado por futebol, mas quando ficou sabendo das aulas de judô, quis acompanhar os colegas. “Ele adora, não perde um dia. Acho importante praticar esporte desde cedo e aproveitar esta oportunidade que antes não tinha nas escolas”, disse Rute, que ainda completou dizendo que o filho ficou mais desinibido e ativo com os treinos.

Mais descontraído e atento aos movimentos dos professores estava o pequeno Cristian Araújo, 5 anos, aluno da EMEI Clebe Brazil Ferreira, que há cinco meses pratica judô. Orgulhoso, o pai, o mecânico industrial Welivan Queiroz Araújo, contou que incentiva o filho na prática do esporte.

Festival de Lutas_3

“Quando a diretora nos avisou das aulas, decidimos colocar porque acreditamos que faz bem à saúde e auxilia muito no aprendizado. Ele está mais obediente e mais focado na escola. É algo a mais que a prefeitura está fazendo pelos pequenos, além de promover a união das famílias que podem vir juntas em eventos como esse”, destacou Welivan.

O Festival de Lutas ainda contou com a presença do superintendente de Gestão das Políticas Educacionais da Reme, Waldir Leonel e do superintendente de Gestão de Pessoas, Riverton de Souza.