Campo Grande, MS
terça-feira, 28 de junho, 2022

Educação

Mídia CG > Educação > FORMAÇÃO DE LEITORES É FOCO DE EVENTO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NAS BIBLIOTECAS DA REME

FORMAÇÃO DE LEITORES É FOCO DE EVENTO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NAS BIBLIOTECAS DA REME

Profissionais que atuam nas 85 bibliotecas escolares da Rede Municipal de Educação Infantil (Reme), estão participando, nesta terça-feira (18), do segundo  Encontro de Mediadores Pedagógicos das Bibliotecas Escolares, que este ano tem como tema “O Direito Fundamental a Cultura e a Literatura Infantil”.

DSC_0085(1)

O evento, organizado pela Superintendência de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), acontece no Sebrae e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, da secretária-adjunta, Soraia Campos, além de técnicos e superintendentes da Semed.

“Agradeço muito o empenho, trabalho e dedicação de todos vocês que diariamente buscam levar aos alunos a oportunidade de ser um leitor, proporcionado momentos prazerosos. Isso faz com que eles adquiram o hábito e o prazer de ler”, destacou a secretária.

Todo esse empenho reflete nos prêmios conquistados e diversos eventos literários organizados com frequência pelos profissionais que atuam nas bibliotecas escolares, com o intuito de estimular a prática da leitura.

De acordo com a coordenadora e uma das palestrantes do evento, a professora Mirna Luciana Santana, a proposta é levar os participantes a refletir sobre como formar leitores e difundir o gosto pela leitura entre os alunos, por isso, o encontro visa proporcionar abordagens especificas para os novos tipos de literatura, além de apresentar e discutir desafios frequentes no contexto brasileiro do ensino de literatura, relativos a formação do aluno leitor.

“Nosso objetivo é oferecer um ensino de qualidade nas escolas, para isso buscamos motivar os profissionais que trabalham com os alunos. Esses eventos contribuem diretamente no processo de construção do conhecimento dos nossos alunos. A ideia é realizar mais eventos como este, buscando a humanização do nosso atendimento, além de fortalecer o trabalho dos profissionais”, ressaltou Mirna.

Valorização

Para o bibliotecário e pedagogo Pedro Izidoro, que atende 528 alunos do Pré ao 5º ano da Escola Municipal Sullivan Silvestre, o evento oferece a oportunidade para os profissionais de levar conhecimento às suas unidades, valorizando o trabalho que desenvolvem com os alunos. “É muito proveitoso esse encontro, principalmente com a era da tecnologia, é fundamental levar às crianças a importância da escrita e leitura”, pontuou.

A professora Adriana Gonçalves, da Escola Municipal Wilson Taveira Rosalino, participa do evento junto com a auxiliar de biblioteca e resumiu o significado da biblioteca no ambiente escolar.

“Penso que ela é o útero da escola. Ali você pode fazer com que os alunos se sintam à vontade para escolherem os livros que desejam e com isso pegam o gosto pela leitura. Nosso desafio é esse, fazer com que a leitura seja prazerosa. Para isso desenvolvemos atividades lúdicas, cantamos, dançamos, além de oferecer um acervo com títulos que eles gostam”, afirmou.

Para a professora, as palestras também são um incentivo ao trabalho dos profissionais, estimulando a criatividade, o que facilita o desenvolvimento e a criação das atividades.

A abertura do encontro contou com apresentações musicais e de contação de histórias com o grupo da Deac (Divisão de Esporte, Arte e Cultura) da Reme. Também foi palestrante a procuradora de Justiça, escritora e poetisa, Ariadne Fátima Cantu Silva, que é ativista dos direitos de crianças e adolescentes e tem obras de sua autoria trabalhadas nas unidades da Reme.