Campo Grande, MS
quinta-feira, 11 de agosto, 2022

Educação

Mídia CG > Educação > GESTORES DA REME RECEBEM FORMAÇÃO CONTINUADA E DISCUTEM AVALIAÇÃO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

GESTORES DA REME RECEBEM FORMAÇÃO CONTINUADA E DISCUTEM AVALIAÇÃO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

Incentivar os gestores das unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino (Reme) a refletirem sobre os elementos que contribuem e formam uma educação de qualidade. Esta foi a proposta da palestra “Avaliação e qualidade na educação”, ministrada pela professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fabiany de Cássia Tavares Silva, na noite desta quarta-feira (5), no auditório do Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Formação continuada_gestores_3A palestra marcou o encerramento da edição 2018 do Programa de Formação Continuada “Gestão escolar no caminho de uma educação pública de qualidade”, lançado ano passado. “Nossa intenção com o ciclo de palestras que proporcionamos foi de fortalecer a atuação dos gestores e promover debates sobre a avaliação tendo como premissa, uma educação de qualidade referenciada socialmente”, destacou a superintendente de Gestão e Normas da Semed, Alelis Izabel de Oliveira Gomes.

A superintendente ainda ressaltou que as formações continuadas são ferramentas essenciais no aprimoramento do currículo dos gestores. “Nossa ideia é propiciar aos profissionais da educação uma sólida formação associando teoria e prática, distanciando-os de uma formação descompromissada com os conteúdos e com os conhecimentos científicos. A formação inicial deixa possíveis lacunas no que tange às questões pedagógicas bem como administrativas nas unidades de ensino”, afirmou.

Formação continuada_gestores_2Temáticas

Organizada pela Superintendência de Gestão e Normas da Semed, a formação continuada foi composta por quatro unidades temáticas, que englobaram temas como: o conceito de qualidade na educação, currículo e gestão escolar e avaliação e qualidade na educação. A dinâmica consistiu na apresentação de palestras, seguidas de oficinas ministradas por técnicos da Semed.

 

Para a professora Fabiany, que ministrou alguns dos temas, considerou fundamental as temáticas pois contribuiu para uma discussão das práticas da formação teórica analítica dos gestores.  “Como a Reme vai abrir processo para eleição de diretores, esses debates foram de grande importância porque esses temas corroboram uma necessária atuação desses profissionais com mais compromisso teórico e social”, afirmou.

A professora ainda revelou que será realizada uma publicação com o registro de todos os debates para consulta dos futuros gestores que não participaram das palestras.

Experiências

Formação continuada_gestores_4A diretora do ceinf Vera Alba Congro Bastos, Marina Cesária da Silva, disse que está produzindo um artigo sobre a qualidade na formação, com base no aprendizado adquirido no ciclo de palestras. “As contribuições da formação, aliada a leitura dos teóricos recentes que pesquisam sobre o tema têm o propósito de melhorar nosso trabalho. Precisamos nos manter atualizados para acompanhar a evolução das crianças, já que as futuras gerações já terão outra postura, por isso precisamos ser provocados à pesquisa”, afirmou.

Para Carmen Ligia Caldas, diretora da escola Padre José Valentim, as reflexões já podem ser observadas na mudança de algumas posturas da equipe de profissionais da escola. “Levei muito do que ouvi aqui para a escola. Os temas contribuíram na construção da prática do gestor escolar e já provocaram um novo olhar dos professores quanto ao tema”, pontuou.