Campo Grande, MS
domingo, 23 de janeiro, 2022

Notícias

Mídia CG > Notícias > IMERSÃO CULTURAL E TURÍSTICA DE CAMPO GRANDE GANHA DESTAQUE EM ESTANDE DA SECTUR NO SBPC COURO

IMERSÃO CULTURAL E TURÍSTICA DE CAMPO GRANDE GANHA DESTAQUE EM ESTANDE DA SECTUR NO SBPC COURO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Peças de design autoral e o destaque para os atrativos turísticos de Campo Grande apresentados em vídeo em um telão estão entre os elementos que compõem o estande da Prefeitura Municipal de Campo Grande dentro da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que destaca o material couro. O evento acontece na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) até sábado (27), das  8h às 20h.

O estande, coordenado pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), tem chamado a atenção das mais de 20 mil pessoas que participam do maior evento científico da América Latina. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Melissa Tamaciro destaca que a intenção, com o espaço, é promover uma verdadeira imersão do turista e do público em geral da SBPC na cultura campo-grandense, integrando design, a cultura bovina, o respeito ao saber indígena, servindo como ponto de contemplação dos lugares mais lindos de Campo Grande

estande_4

Estande

A arquiteta, urbanista e design de mobiliário, Luciana Teixeira, decorou o espaço com mobiliário totalmente autoral de essência genuinamente sul-mato-grossense. Quem visitar o estande poderá ver couros pendurados nas paredes e um telão de 2m x 3m  reproduzindo imagens dos pontos turísticos de Campo Grande.  “Tudo aqui foi pensado para caracterizar a nossa região, desde a influência indígena na poltrona Nhanderu, até mesmo a diversidade de estilos musicais na nossa terra representada pela poltrona  Roqueeennrroouu”, explicou.

Luciana aponta que o couro nas paredes repensa o uso do material que, ao ser descartado na natureza, causa um problema gigantesco ao meio ambiente. ” As peles não transformadas em couro seriam um problema estimado de 10 milhões de toneladas de resíduos por ano. Então, propomos a reavaliação do couro no design”, pontua Luciana Teixeira.

estande_5

 “A Coleção Supapo Salto 1210, em fase de produção, foi um verdadeiro divisor de águas na produção de design autoral em Campo Grande, a começar pela poltrona  Roqueeennrroouu que alcançou o status de produto, produzida em alumínio, pois tornou-se leve, desmontável e com acabamento em couro natural”.

As poltronas Vórtex e Nhanderu causam estranhamento aos visitantes. O assento das cadeiras foram feitos a partir de um estudo do tecido neoprene tensionado. Por conta do material, a superfície da mobília se mantêm reta, o que faz o público confundir a cadeira até mesmo com uma obra de arte.

“A jornalista e repórter do  Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Juliana Amaral, passou pelo estande da prefeitura e disse estar encantada com o que viu. “Vim conhecer e aprendi um pouco sobre a cultura da cidade. Assisti a um vídeo institucional belíssimo, mostrando o que tem de mais interessante na culinária e na história dessa cidade, chama atenção”, comentou.

estande_3

Profissionais

O estande conta ainda com profissionais qualificados para explicar detalhes a respeito dos pontos turísticos de Campo Grande, divulgar o que acontece na cidade durante os seis dias de evento do SBPC, e reiterar os horários de saídas do ônibus City Tour, que tem rota criada especificamente para a reunião.

A escolha da profissional foi feita por conta de uma contrapartida do Fundo de Investimentos Culturais FMIC/2018.

Serviço:

O estande da Sectur está localizado na Avenida da Ciência, ao lado do estande da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.