Campo Grande, MS
segunda-feira, 27 de junho, 2022

Notícias

Mídia CG > Notícias > MAIS DE 2.000 PESSOAS PASSARAM PELO AGIR REGIONAL NA ESCOLA IRENE SZUKALA

MAIS DE 2.000 PESSOAS PASSARAM PELO AGIR REGIONAL NA ESCOLA IRENE SZUKALA

Mais de 2.000 pessoas passaram pela Escola Irene Szukala, no bairro Jardim das Hortências, na região do Anhanduizinho, para participar do AGIR Regional no último sábado, 27. Com 900 vagas de cursos na plataforma de consumo consciente o evento foi organizado pelo Procon Campo Grande, em parceria com a FM UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e ACIESP (Associação de Capacidade de Economia Solidária do Povo) e diversos colaboradores.

O evento é uma iniciativa que visa a educação financeira e a conscientização do consumidor. “Nós vamos estender para a comunidade um atendimento que não é trivial, mas pertence ao Procon. Através do programa Consumo Consciente, ensinamos o aproveitamento integral de todos os recursos que estão na mão do consumidor. Sejam aqueles que potencialmente podem gerar renda, seja aqueles que impactam diretamente no desperdício, ambos com reflexo direto na economia familiar”, comenta o subsecretário do Procon Campo Grande Valdir Custódio.

Pensando na conscientização do consumidor, e na geração de renda, o Projeto de Extensão dos Cursos da UCDB, juntamente com a ACIESP e as “Mãezinhas do Coração”, ministraram cursos e orientações gratuitas. A dona de casa Noeci, de 63 anos, fez o curso de confecção de sapatinhos para bebê e saiu muito satisfeita. “Eu estou muito feliz com o curso de hoje, porque no meu caso, não quero só ganhar dinheiro com esse novo aprendizado, mas também quero ensinar outras pessoas”, disse.

AGIR (Ação de Gestão de Inadimplência para Regularização) é o encaminhamento para agilização de cada situação pendente, ou seja, é uma maneira rápida que o Procon CG criou para o consumidor negociar suas dívidas. “Só no AGIR, o consumidor consegue condições exclusivas para renegociar suas dívidas em qualquer Estado do Brasil. Nessa segunda edição  o Procon Campo Grande bateu um ‘record’ de atendimentos se comparado aos atendimentos realizados em outras ações, e a tendência é aumentar ”, disse Valdir Custódio.

Além das empresas Energisa e Águas Guariroba consultando débitos e fazendo inscrições para o programa Tarifa Social, a Defensoria Pública também esteve orientando os consumidores. O SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e o Cartório fizeram consultas e orientações.

No ônibus da CASSEMS (Caixa de Assistência dos Servidores do Mato Grosso do Sul) foram realizados preventivos e mamografias. Em parceria com a SESAU (Secretaria Municipal de Saúde), através da CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), as crianças se divertiram com as doações de cães, gatos e vacinação dos seus bichinhos de estimação.

A ACIESP disponibilizou um ‘trailer’ para orientação sobre cuidados com seus animas domésticos, além dos vários cursos ministrados por seus professores.

O diretor presidente da FM UCDB, Padre João, comentou sobre a importância do AGIR Regional e da parceria com o Procon Campo Grande. “Falando como a bíblia nos ensinou, com os cursos estamos lançando as sementes, agora basta cada pessoa, plantar de alguma maneira. Aprender uma profissão nova abre horizontes, e nós estamos dispostos a ajudar a quem precisa, o AGIR, é sair da nossa zona de conforto e ir até as pessoas. Todos temos os mesmos objetivos, ajudar o próximo”, afirmou.

A diretora da ACIESP, Ceurecy Santiago Ramos, disse que a parceria nasceu para ajudar o próximo, e que está muito feliz com o resultado. “É muito gratificante ver as pessoas com seus certificados nos agradecendo pela oportunidade. Esse é meu objetivo, e juntos em parceria, estamos conseguindo”.

Atrações

A banda do CMO (Comando Militar do Oeste) fez a abertura do evento, logo em seguida a dupla Alex e Yvan deu continuidade trazendo um show de simpatia e muita moda de viola. Os sorteios de prêmios também conquistaram o público do AGIR, ao todo foram 43 premiações.

Os grupos de dança de rua, capoeira e dança do ventre, mostraram seus talentos e se apresentaram, tirando aplausos de quem assistia.

O Corpo de Bombeiros também abrilhantou o evento com os cães, que trouxeram alegria, independente da idade, todos pararam para prestigiar.

As crianças de até 12 anos, também participaram do AGIR Regional, com um espaço dedicado para elas. Os parceiros da ABO (Associação Brasileira de Odontologia), também atenderam aos pequenos, ensinando a importância da escovação e as presenteando com kits de higiene bucal.

No Concurso de Cantores Mirins foram premiadas 6 crianças, sendo que 3 delas ocuparam o pódio de primeiro, segundo e terceiro lugar.

O grande campeão dessa edição, foi o Matheus Martins, que levou um iPhone 8, o segundo lugar garantiu um X Box e o terceiro lugar uma caixa de som da JBL. “Só tenho que agradecer a Deus e aos meus pais, por acreditarem em mim, eles nunca me deixam desanimar”, comentou Matheus.

“O nosso Procon tem como princípio, educar e informar o consumidor, e vamos levar essas informações a quem precisar. Esse foi o segundo AGIR nos bairros da Capital, até novembro vamos realizar mais quatro, e nosso objetivo é atender o maior número de pessoas”, finalizou Valdir Custódio.