Campo Grande, MS
quinta-feira, 6 de maio, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > MIS exibe longa argentino ganhador do Oscar 2010 de Melhor Filme Estrangeiro

MIS exibe longa argentino ganhador do Oscar 2010 de Melhor Filme Estrangeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

O Museu da Imagem e do Som (MIS-MS), em parceria com o Cineclube Árvore-Ser, exibe nesta terça-feira (25.05), às 19 horas, o filme argentino ganhador do Oscar 2010 de Melhor Filme Estrangeiro “O Segredo dos teus olhos”, dirigido por Juan Jose Campanella. O evento é aberto a todos os interessados, com entrada franca. A classificação é de 16 anos.

Após trabalhar a vida toda num tribunal penal, Benjamín Espósito se aposenta. Seu tempo livre o permite realizar um sonho longamente postergado: escrever um romance baseado num acontecimento que vivera anos antes. Em 1974, foi encarregado de investigar um violento assassinato. A Argentina entrava num ciclo de extrema violência política e a investigação colocou em risco sua vida. Ao escavar velhos traumas, Benjamín confronta o intenso romance que teve com sua antiga chefe, assim como decisões e equívocos passados. Com o tempo, as memórias terminam por transformar novamente sua vida.

O filme tem duração de 129 minutos e é baseado no livro La Pregunta de sus Ojos, de Eduardo Sacheri. É o quarto filme em que o diretor Juan Jose Campanella e o ator Ricardo Darin trabalham juntos. As filmagens foram feitas entre 9 de outubro e 27 de novembro de 2008, com um orçamento de 2 milhões de euros.

O Segredo dos Seus Olhos é o segundo filme dirigido por Campanella a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O anterior foi “O Filho da Nova” (2001). Ele também é o segundo filme argentino a ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, depois de “A História Oficial” (1985).

O filme teve um público em torno de 3 milhões de espectadores na Argentina, o que fez com que se tornasse o filme nacional mais visto desde 1983.

O Cineclube Árvore-ser, que é parceiro do MIS nesta exibição, é um projeto independente de estudantes universitários, que surgiu em 2016 com o objetivo de proporcionar o acesso à cultura na cidade e provocar o debate sobre temas ligados à filosofia e educação.

O início das atividades do Árvore-ser foi com o Café Filosófico na Casa Fernando Pessoa, no bairro Villas Boas, em abril de 2016, como ideia do estudante de Filosofia da UFMS, Alyson Ladislau. A parceria com o MIS iniciou-se no ano passado, com a exibição de Blade Runner.

Um dos integrantes do Cineclube, o estudante de Arquitetura da Uniderp, Douglas Setorowicz, explica que o nome do grupo surgiu a partir da obra de Manoel de Barros. “Arvore-ser é a pessoa que tenta evoluir a partir disso, do estado de ser árvore. Visamos trazer pessoas novas para, com o objeto do filme, tratar da nossa realidade, para trazer algum tipo de debate para refletir sobre algumas situações da nossa realidade. A gente tenta fazer essa interação das pessoas com a cultura e a educação”.

Serviço: Exibição do filme “O Segredo dos teus olhos”, em parceria com o Cineclube Arvore-ser. Dia 25 de maio, terça-feira, às 19 horas. Entrada franca. Classificação indicativa: 16 anos. O MIS fica no 3º andar do Memorial da Cultura e Cidadania, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 550, Centro. Telefone: (67) 3316- 9178. O Cineclube divulga sua agenda nas mídias sociais: https://www.facebook.com/arvoresendo

Fonte: Portal do MS