Com o avanço das obras, que nesta semana entraram na fase de pavimentação, os moradores do Santa Luzia comemoram a chegada da infraestrutura, que já era aguardada há 30 anos pelo bairro localizado na região urbana do Segredo, com uma população aproximada de 5 mil habitantes. Nesta terça-feira (5), o prefeito Marquinhos Trad, acompanhado do secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese,  vistoriou o andamento do serviço. Na ocasião, ele foi abordado por integrantes da comunidade que fizeram questão de  manifestar agradecimento pela chegada das melhorias, que além do asfalto, inclui rede de esgoto, drenagem e sinalização viária.

No cruzamento das  ruas Santa Cristina, com São Gregório, onde as máquinas aplicavam o asfalto, o prefeito foi cumprimentado por moradores como a dona Lindalvina Viegas, que fez questão de agradecer pela chegada do asfalto. “Esta obra torna o nosso bairro um lugar ainda melhor para se viver”, disse.

Com a chegada do asfalto, além da valorização dos imóveis, os moradores comemoram o fim da longa convivência com o barro (quando chove) e a poeira (na estiagem). São benefícios imediatos que a chegada do asfalto vai trazer para a comunidade, na opinião da dona de casa Ione Hosabach. Com ela concorda o chaveiro Josias Oliveira, que elogia o prefeito  por estar tirando do papel uma obra que vinha sendo prometida há várias  gestões.  O pintor Waldemar Vanzela mora há 30 anos no bairro e testemunhou as dificuldades que a população enfrentou ao longo deste tempo com a falta de estrutura.

Hoje estão tendo continuidade as obras de pavimentação do Santa Luzia, iniciadas ontem (segunda-feira) pela Rua Santa Efigênia. Retomada há menos de dois meses, as obras de  drenagem e asfalto do bairro avançaram bastante, com a implantação de 655 metros de tubulação, 28 poços de visita e ramais de ligação, terraplanagem e agora entra na fase que antecede a aplicação da capa asfáltica.

As obras de drenagem e pavimentação em andamento no Bairro Santa Luzia integram a etapa A do Complexo Vila Nasser. Estão sendo investidos R$ 14.784.062,82 para asfaltar 21 ruas e o recapeamento das ruas Dr. Miguel Vieira Ferreira, São Ramão e Santa Rosa.

Além de 9 quilômetros de pavimentação, esta região da Vila Santa Luzia receberá quase 4 km de drenagem (3.917 km) e um piscinão para reter as águas pluviais, que será construído na Rua Santa Isabel, em uma área de 5 mil metros quadrados, com capacidade para reter 6 mil metros cúbicos de águas pluviais (6 milhões de litros). A bacia de retenção vai segurar a enxurrada que desce da parte alta do Santa Luzia e Vila Nasser. Deste ponto, escoará a água pela rede existente até a Avenida Miguel Vieira e desembocará no Córrego Imbirussu.

Ruas que serão pavimentadas

São Benedito, São Carlos, São Gregório, Adolfo Barbosa, Flávio Pedra, Santa Ana, Santa Barbara/Marcilio Cardoso, Santa Cristina, Santa Efigênia, Santa Emília, Santa Gertrudes, Santa Isabel, Santa Madalena, Santa Marta, Santa Mônica, Santo Agostinho, Santo Anastácio, Santo André, Santo Onofre e Rua São Manoel. Está previsto o recapeamento das ruas Santa Rosa; São Ramão e Drº. Miguel Vieira Ferreira.