Campo Grande, MS
quinta-feira, 11 de agosto, 2022

Notícias

Mídia CG > Notícias > MS tem maior crescimento do País no Índice de Gestão Estadual

MS tem maior crescimento do País no Índice de Gestão Estadual

Um novo levantamento mostra que as medidas de austeridade, gestão, transparência e investimento focado nas prioridades e melhoria de vida das pessoas tomadas pelo Governo do Estado nos últimos anos deram resultado positivo, mesmo na mais extensa crise da história brasileira. Mato Grosso do Sul teve o maior crescimento do País no Índice Geral dos Desafios da Gestão Estadual no período de 2007 a 2017, medido pela consultoria Macroplan. O resultado consta na 4ª edição do estudo Desafios da Gestão Estadual (DGE), divulgado no final de janeiro deste ano.

O levantamento destaca que a crise brasileira iniciada em 2014 representou a maior perda de Produto Interno Bruto (PIB) desde 1900 e que provocou um tsunami nas eleições de 2018, “varrendo do mapa” a maior parte das lideranças políticas dominantes desde a Nova República. “E sinalizou aos eleitos que [o eleitor] está impaciente com a má qualidade, a lentidão e o elevado custo dos serviços produzidos pelo Estado, além de pouco tolerante com os desvios éticos e a corrupção”, diz o documento de 197 páginas.

Em Mato Grosso do Sul, o Governo tomou medidas difíceis, e até impopulares, como a renegociação da dívida do Estado, redução de secretarias, de cargos de confiança e custo de contratos, reforma da Previdência estadual e aumento de imposto sobre supérfluos. Com a economia, cumpriu os compromissos e investiu no que era prioritário para a população. “Mesmo enfrentando críticas, tomamos medidas duras, mas necessárias para gastar menos com o governo e investir mais nas pessoas, mantendo os salários em dia, cumprindo as obrigações e aplicando o dinheiro principalmente em saúde, segurança pública, educação e infraestrutura”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

Foram avaliados 32 indicadores de 10 áreas de resultado: educação, capital humano, saúde, segurança, infraestrutura, desenvolvimento econômico, juventude, desenvolvimento social, condições de vida e institucional. Entre as 27 Unidades da Federação, Mato Grosso do Sul ficou na 9ª posição no IDGE Geral (Índice dos Desafios da Gestão Estadual), com resultado 0,546. O IDGE varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do estado.

Mato Grosso do Sul ficou entre os 10 primeiros colocados em 7 áreas: Infraestrutura (4º), Desenvolvimento Social (7º), Desenvolvimento Econômico (7º), Capital Humano (9º), Educação (10º), Juventude (10º) e Saúde (10º). Mas o destaque ficou principalmente na melhora dos indicadores ao longo dos últimos anos. Nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social, por exemplo, Mato Grosso do Sul teve o maior crescimento do País em uma década e, nas áreas de Segurança Pública e Saúde, subiu, respectivamente, 15 e 10 posições no ranking dos estados no período de 10 anos. Já no quesito Transparência, o Estado, além de ter sido o que mais avançou em 2015, conquistou a nota máxima.

Fonte: Portal do MS