Campo Grande, MS
terça-feira, 28 de setembro, 2021

Saúde

Mídia CG > Saúde > NO CAIOBÁ, MORADORES COMEMORAM ENTREGA DE ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE E REFORMA DA UBSF

NO CAIOBÁ, MORADORES COMEMORAM ENTREGA DE ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE E REFORMA DA UBSF

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
DSC08143
Usuários lotaram unidade para participar de ação de promoção e prevenção em saúde. (Foto: SESAU).

Usuários lotaram unidade para participar de ação de promoção e prevenção em saúde. (Foto: SESAU).

A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), entregou  na manhã desta sexta-feira (24) a reforma da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Caiobá e inaugurou uma nova Academia da Terceira Idade (ATI). Reivindicação antiga dos moradores da região, a popularmente conhecida como academia ao ar livre conta com investimento de cerca de R$3 mil de convênio entre a Prefeitura Municipal de Campo Grande,  Secretaria Estadual de Saúde (SES), proveniente de emendas parlamentares.

As entregadas das benfeitorias fazem parte da programação em comemoração aos 119 anos de Campo Grande e culminou com ação  de promoção e prevenção em saúde, onde foram disponibilizados diversos serviços à comunidade, além de atrações culturais e entrega de brindes.

O aposentado Clarindo Antunes, 78 anos, conta que chegou recentemente da cidade de Ribas do Rio Pardo –MS e se impressionou com a estrutura da unidade.

“Eu cheguei aqui em Campo Grande faz pouco tempo, é a primeira vez que venho nessa unidade. Me falaram que ela estava bem acabadinha (sic), mas agora tá bem bonita, além disso eu fui muito bem atendido”, comenta.

A unidade ofereceu diversos serviços de saúde.

A unidade ofereceu diversos serviços de saúde.

Toda a estrutura metálica do telhado da unidade foi reformada, telhas com avarias foram substituídas, além de portas, fechaduras, forro da recepção e troca de lâmpadas fluorescentes por LED, mais econômicas e duráveis.

Os banheiros da unidade foram reformados e receberam adaptação para Portadores de Necessidades Especiais (PNE), pintura interna e externa e colocação de guarda corpo com corrimão na parte externa e colocação de rampa para facilitar o acesso de cadeirantes.

Além da melhora na estrutura física, a unidade passa a contar com uma Academia da Terceira Idade novinha. Notícia que agradou a dona de casa Hermínia Marconato da Silva, 77 anos.

Usuário da unidade, Hermínia aprovou a novidade.

Usuário da unidade, Hermínia aprovou a novidade.

“Eu nunca frequentei uma academia na minha vida, nunca tive essa oportunidade. Agora vai ser muito bom porque eu já faço o acompanhamento aqui na unidade e participo do grupo de atividades físicas, mas tudo que a gente tinha aqui era improvisado. Agora vai ficar bem melhor e com certeza a turma vai aumentar”, reforça a Hermínia lembrando que há mais de 3 anos faz o tratamento na unidade contra doenças crônicas como a artrite e o diabetes.

A dona de casa faz parte do grupo de idosos formado por mais de 50 pessoas que é assistido pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

A implantação da ATI nestas unidades visa estimular prática de atividades físicas na população adulta e idosa, promovendo a melhoria da qualidade de vida do idoso resultando a melhora das Atividades de Vida Diária – AVD´s que contribuem também para o nível de independência e pode afetar diretamente a auto-estima. Este conjunto de efeitos melhora sua imagem corporal, diminuir estresse, e melhora a socialização.

DSC08150

A entrega do aparelhamento foi feita pelo superintendente de Economia em Saúde da SESAU, Anísio de Barros, que na ocasião representou o secretário municipal de saúde, Marcelo Vilela e o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad.