Campo Grande, MS
quinta-feira, 28 de março, 2024

Saúde

Mídia CG > Saúde > OFICINA DEBATE E CAPACITA SERVIDORES SOBRE CUIDADOS NO ATENDIMENTO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA

OFICINA DEBATE E CAPACITA SERVIDORES SOBRE CUIDADOS NO ATENDIMENTO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA

Oficina de capacitação realizada através de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e a Subsecretaria de Política para a Mulher (SEMU) discutiu a implementação da linha de cuidado para a atenção integral a saúde das pessoas em violência em Campo Grande. A ação de formação continuada aconteceu durante dois dias (quinta e sexta-feira) e reuniu dezenas de profissionais que atuam na saúde pública.

O objetivo foi  capacitar os profissionais, principalmente das regiões com comunidades indígenas, para
realizar o acolhimento e seguimento dos casos de violência da área de abrangência

Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, o desafio da construção de políticas públicas para superação deste fenômeno é um tema transversal no campo da saúde pública.

“A efetivação das estratégias e ações depende da capacidade de articulação entre os diversos setores, sendo que cada setor se mostra fundamental para a solução do problema e no conjunto, tornam-se potentes para produzir soluções relevantes às questões de violência”, completou.

Durante a oficina, também foi realizada uma abordagem especial ao atendimento às mulheres e, mais especificamente, às mulheres indígenas da Capital, feita por servidores da Subsecretaria da Mulher.

Os profissionais receberam orientações sobre análise do perfil epidemiológico de cada região, abordagem, acolhimento, atendimento e notificações dos casos de violência, além da avaliação da gravidade dos casos para intervenção da equipe de saúde da área de residência e adotar critérios para a classificação de risco.

A intervenção das redes locais de cuidado e proteção social de crianças e adolescentes e suas famílias em situações em violências e o seguimento dos casos de violência pelas equipes das UBSF e UBS e abordagem específica sobre o acolhimento às mulheres indígenas também estavam entre os conteúdos programáticos.