Campo Grande, MS
terça-feira, 19 de outubro, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > PARCERIA ENTRE PMCG E GOVERNO FEDERAL PROMOVE CURSOS NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PARCERIA ENTRE PMCG E GOVERNO FEDERAL PROMOVE CURSOS NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Encontrar talentos que entendam de tecnologia de informação é um dos grandes desafios das empresas. Para integrar a oferta de aprendizagem às necessidades do mercado de trabalho, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, em parceria com a SOFTEX e os Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação disponibiliza a comunidade campo-grandense o projeto Brasil Mais TI, que oferece gratuitamente, na modalidade EAD (Educação à Distância) cursos profissionalizantes na área.

20181221_133901

Atuando em três pontos essenciais da formação profissional: conhecimento, capacitação e oportunidades, o Brasil Mais TI oferece diferentes cursos de introdução à Tecnologia da Informação, programação e desenvolvimento de competências.

Para o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso, os cursos além de capacitar promovem a inclusão social.

“Fruto dessa parceria entre a Prefeitura de Campo Grande, o Governo Federal e a AGETEC, os cursos gratuitos oferecidos por grandes empresas da área de tecnologia trazem muito mais inclusão e paridade entre o cidadão mais humilde, que hoje pode realizar cursos dessa magnitude, e aquele que tem mais condições, antes o único que conseguia se capacitar nessa área. Além disso, o resgate da autoestima e a reinserção da população no mercado de trabalho é um desejo comum entre todos os gestores que integram a atual administração”, afirma.

20181221_133809

A turma formada na Incubadora Municipal Norman Edward Hanson, no bairro São Conrado, capacitou 15 pessoas no curso de “Noções Básicas de Computadores” e “Sistemas Operacionais” e já há uma lista de espera para próximas turmas.

Paulo Henrique de Souza Silva, que já atua na área de informática, conta que o curso abriu horizontes.

“O curso foi muito dinâmico, muito bem editado, muito lúdico. Consegui aprender bastante e com este conhecimento poderei oferecer mais serviços aos meus clientes. Meu mercado de trabalho expandiu”, diz.

Já a artesã Maria Roberta da Silva comemora, pois não tinha conhecimento de informática e pode aprender sobre a área.

“Eu me formei há pouco em pedagogia e não sabia nada de computador. Só sabia ligar e desligar. Entendo a importância deste conhecimento como ferramenta para o meu trabalho. Achei o máximo, e tudo gratuito”, pontua.

O instrutor Luiz Henrique da Silva diz que o curso foi muito bom exatamente porque muitos não tinham o conhecimento de informática.

“Era contagiante ver as pessoas percebendo o que aprendiam, comemorando o resultado do esforço”, afirma.

Já o instrutor Arílson Wagner de Oliveira acredita que o curso é importante por dar oportunidade as pessoas.

“Oferecemos à população algo que nem todos têm acesso e que será útil na vida deles. Isso é muito bom!”, diz.

O curso iniciou no dia 10 de dezembro e se encerrou nesta sexta-feira (21). Devido à grande quantidade de interessados e boa aceitação por parte da comunidade, a AGETEC planeja novas turmas para o inicio do ano de 2019, desta vez contando com mais cursos como o “Básico de Desenvolvimento de Softwares”, onde o aluno dará seus primeiros passos na criação de programas para computadores e o curso “Sistemas de Conectividade”, neste aprendendo a montar uma rede de computadores.

Paulo Fernando Cardoso finaliza lembrando que a parceria com a SEDESC em disponibilizar o espaço das incubadoras para a população realizar os primeiros cursos do Brasil Mais Ti foi preponderante.

Durante esses dois anos recuperamos muitos equipamentos de informática das incubadoras e restabelecemos a conectividade local, desejo antigo da população e mais uma meta cumprida pelo Prefeito”.

O local e data prevista para a realização destes cursos estão sendo definido, e em breve serão divulgadas pela Agência de Tecnologia Municipal de Campo Grande.