Campo Grande, MS
quarta-feira, 12 de maio, 2021

Saúde

Mídia CG > Saúde > PARCERIA PROJETO COLABORAR VOLUNTÁRIO É FORMALIZADA E FORÇA-TAREFA MARCA INÍCIO DE AÇÕES NA UFMS

PARCERIA PROJETO COLABORAR VOLUNTÁRIO É FORMALIZADA E FORÇA-TAREFA MARCA INÍCIO DE AÇÕES NA UFMS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Entrega do banner à instituição simbolizando a formalização da parceria.

Entrega do banner à instituição simbolizando a formalização da parceria.

Na manhã desta terça-feira (30) foi realizada solenidade  de adesão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ao programa “Integrado Intersetorial de Colaborador Voluntário”, ligado à Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande. O evento aconteceu no auditório da reitoria do campus da Capital e contou com a presença de servidores da instituição, da superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo da SESAU e servidores da coordenadoria.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destacou a importância de ações integradas e o potencial da instituição enquanto agente propagador e auxiliar na difusão de informações pertinentes a prevenção e promoção da saúde. Somente o campus de Campo Grande concentra mais de 11 mil acadêmicos.

“Nós precisamos da união de todos para que tenhamos sucesso em nossas ações. No combate a dengue, em especial, a conscientização representa uma parcela significativa para que tenhamos êxito ou não. Portanto, despertar esse interesse, realizar ações integradas e potencializá-las é extremamente importante”, disse.

A vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo, agradeceu a parceria e reforçou que a instituição está aberta a proposta de expansão para os demais campus espalhados por nove municípios de Mato Grosso do Sul.

“A ideia é multiplicarmos a figura dos colaboradores tendo assim maior probabilidade de sucesso no controle destas doenças”, disse.  Neste primeiro momento, 40 servidores do campus de Campo Grande foram capacitados para atuarem como colaboradores voluntários.Os  colaboradores dos demais campus da UFMS foram capacitados por vídeo-conferência da UFMS.Além de Campo Grande,  a UFMS conta com campus nos municípios de Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Corumbá, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

 Colaborador Voluntário O objetivo do programa é instituir a cultura da prevenção, implementando ações compartilhadas, propiciando às instituições envolvidas no processo condições para desenvolverem de modo eficiente o programa de prevenção evitando as doenças de caráter endêmico e epidêmico.“A proposta foi criada para levar  tanto à instituições públicas como as privadas essa preocupação onde o colaborador voluntário recebe capacitação e treinamentos para o combate do mosquito Aedes aegypti, sendo todo o aparato técnico e operacional oferecido por nós”, destaca o gerente técnico da coordenadoria, Marcos Luiz de Oliveira, idealizador do programa.ParceirosAtualmente, integram o projeto, o Comando Metropolitano do Corpo de Bombeiros e seus 09 batalhões, a Funesp juntamente com seus parques e praças espalhados por Campo Grande, o 15° Batalhão da Policia Militar Ambiental, a Semed com 100% dos Colégios Municipais, tanto em perímetro urbano quanto nas zonas rurais e o SESC e suas unidades, totalizando 22 instituições.