Campo Grande, MS
domingo, 23 de janeiro, 2022

Notícias

Mídia CG > Notícias > PESQUISADORES DO INPE VISITAM ESCOLA DA REME E ENTREGAM CARTAS A ALUNOS

PESQUISADORES DO INPE VISITAM ESCOLA DA REME E ENTREGAM CARTAS A ALUNOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

O que era para ser apenas um meio de divulgar e convidar pesquisadores de outros estados a conhecerem Mato Grosso do Sul durante a 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência), se transformou em um momento de troca de experiências e muita emoção para alunos do 5º ano da escola municipal Padre Heitor Castoldi, na Vila Nhá Nhá.

Nesta sexta-feira (26), a turma de 30 alunos da professora Vânia Regina Zanré da Silva Xavier recebeu a visita dos pesquisadores Márcia Alvarenga dos Santos, Júlio César Lima Dalge, Miguel Angel Trejo Rangel e Erick da Silva Santos, todos atuam no Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais), localizado em São José dos Campos, São Paulo.

A equipe teve uma conversa descontraída com a turma sobre Ciência e os desafios da carreira de um cientista. O encontro contou com a presença da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, e da secretária-adjunta, Soraia Campos, além de profissionais da escola e da Gerência do Ensino Fundamental e Médio da Reme.

VOM_0554

Mas a maior surpresa foi a entrega de seis cartas, algumas escritas por pesquisadores que não puderam marcar presença no evento da SBPC, para alguns alunos da turma, que no início do ano participou do projeto de produção de cartões-postais enviados a cientistas de várias localidades do país. O projeto foi uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Secretaria Municipal de Ensino (Semed). Os cartões foram enviados no início do primeiro semestre e várias escolas receberam respostas. Uma delas foi a Padre Heitor Castoldi.

Emocionada, a pesquisadora Marcia Alvarenga dos Santos, analista em Ciências e Tecnologia, lembrou, ao entregar uma das cartas, que também foi estudante de escola pública e elogiou a iniciativa de enviar os cartões postais. “Achei muito emocionante e quando recebi as correspondências no Inpe, incentivei os colegas a responderem porque é uma forma de aproximação incrível com esses alunos”, destacou.

O pesquisador mexicano Miguel Angel, que há um ano reside no Brasil desenvolvendo um trabalho na área de Ciências Ambientais, reconheceu na escola, sua própria realidade quando criança. “É muito bom levar a eles nosso trabalho. É um momento que os alunos nunca esquecerão”, afirmou.

Sonho realizado

Para os alunos que receberam as cartas, a presença dos cientistas e os textos recebidos foram um sonho realizado. “Gostei muito que escolheram meu cartão para responder. Na carta, a pessoa disse que ficou curiosa para conhecer a paisagem do nosso Estado”, revelou a aluna Isabela Almeida da Silva, que recebeu correspondência do cientista Odylio Aguiar, também do Inpe.

VOM_0550

Sem segurar a curiosidade, ela leu o texto várias vezes durante a visita dos pesquisadores e fez questão de agradecer a professora regente, Vânia Regina, por incentivar a turma aos estudos.

A secretária Elza Fernandes agradeceu a disposição dos pesquisadores e destacou a importância de batalhar pelos sonhos. “Precisamos abraçar as oportunidades, sonhar alto e não deixar ninguém colocar barreiras em nossos projetos. Na Reme nós buscamos oferecer todos os elementos para que no futuro vocês também, tenham uma posição de destaque”, ressaltou.

Após o encontro, os alunos seguiram para o evento da SBPC, onde esta semana uma turma do 9º ano está apresentando um trabalho sobre controle e manejo de pombos no ambiente escolar. Durante a semana, diversas escolas da Reme também receberam a visita de pesquisadores que realizaram palestras com os alunos.